| Resumo: | O presente estudo analisa as perceções sobre o envelhecimento e a população idosa de estudantes de uma escola que participaram no projeto intergeracional ¿Mentores Digitais¿. Desenvolvido no contexto escolar, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, este projeto promoveu o contacto direto entre estudantes e pessoas mais velhas, com o objetivo de combater a sua infoexclusão e fomentar a inclusão social.
A investigação adotou uma abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a jovens participantes, cujos discursos foram submetidos a análise de conteúdo temática.
Os resultados evidenciam uma transformação significativa nas perceções dos jovens: de visões iniciais marcadas por estereótipos e perceções negativas, evoluiu-se para uma valorização da experiência, da resiliência e da capacidade de aprendizagem dos idosos. Com a intervenção do projeto foram também desenvolvidas competências relacionais e socio emocionais, como a empatia, a escuta ativa e a paciência, essenciais para a construção de uma cidadania inclusiva.
O estudo destaca ainda o papel estratégico da escola como espaço de promoção de práticas intergeracionais e do Serviço Social enquanto mediador entre gerações e agente de transformação social.
Apesar dos benefícios identificados, foram apontadas dificuldades logísticas e comunicacionais, sublinhando-se a importância de um planeamento rigoroso e do envolvimento de todos os atores sociais. Conclui-se que programas intergeracionais, quando bem estruturados e acompanhados, contribuem para o envelhecimento ativo, o combate ao idadísmo e o fortalecimento da coesão comunitária. |