Código: | GS3107 | Sigla: | E5 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 5 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 45,00 |
Docência - Horas
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Português
Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas. Espera-se que seja capaz de: (i) analisar dinâmicas das atuais configurações demográficas e familiares e seu impacto na solidariedade social e interdependência; (ii) reconhecer que as condições de vida dos mais velhos e suas famílias são influenciadas pelas políticas locais e globais; (iii) desenhar um estudo na comunidade utilizando métodos e procedimentos de recolha de dados que produzam conhecimento gerontológico fiável e válido; (iv) realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade, espelhando as visões dos vários interlocutores; (v) reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas; (vi) desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades da comunidade
López, S. M. M. & Haro, A. E.;Alternativas socioeducativas para las personas mayores, Madrid: Dykinson, 2009 |
Fernandes, R.;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra , 2009 |
Pearce, B.W;Senior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities, Maryldand:The John Hopkins University Press, 2000 |
Friedrich, D.;Successful aging: integrating contemporary ideas research findings, and intervention strategies, Springfield: Charles C. Thomas Publisher, 2001 |
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M.;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013 |
Foote, C & Stanners, C.;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach, approach. London: Jessica Kingsley Publishers, 2005 |
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Avaliação distribuída sem exame final
A avaliação da disciplina de Estágio V será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota ¿ qualidade do trabalho de terreno; 40% da nota -relatório de estágio; 10% da nota - participação activa nas aulas. O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada.
Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 6. A docente ajusta o seu horário às necessidades dos alunos, particularmente dos trabalhadores-estudantes. Poderão contactar a docente por email ou telemóvel.