Sociologia do Envelhecimento I
Ocorrência: 2021/22 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TURMA1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas de modo a romper com as visões estereotipadas relativamente aos fenómenos sociais e, muito particularmente, ao fenómeno do envelhecimento:
a) Compreender que o envelhecimento é mais do que um processo biológico e que o conceito de pessoa idosa evoluiu ao longo do processo civilizacional;
b) Compreender o que são regularidades sociais a partir do estudo da transição demográfica;
c) Compreender e explicar os principais factores económicos, políticos e culturais que estão na génese do fenómeno do envelhecimento;
d) Ser capaz de utilizar de forma sistemática os principais instrumentos de recolha e tratamento de dados estatísticos, bem como proceder à interpretação dos mesmos conciliando abordagens qualitativas e quantitativas.
Programa
1. Introdução: conceitos básicos
2. A transição demográfica
2.1. Medir o envelhecimento demográfico: principais indicadores
2.2. Principais dinâmicas demográficas no mundo, na Europa e em Portugal
3. Duplo envelhecimento demográfico: fatores explicativos
3.1. Factores económicos, políticos e culturais da diminuição da natalidade
3.2. Factores económicos, políticos e culturais do aumento da esperança de vida e da longevidade
4. Envelhecimento e saúde: perspetivas de vida saudável após os 65 anos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Bandeira, L. (dir);Dinâmicas demográficas e envelhecimento da população portuguesa (1950-2011). Evolução e perspectivas, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. (Disponível em: https://www.ffms.pt/upload/docs/dinamicas-demograficas-e-envelhecimento-da-populac_efe8FbqdjUGZx3LduUIzgg.pdf) , 2014 |
Carneiro, R. (coord.);O Envelhecimento da População: Dependência, Ativação e Qualidade, Lisboa: CEPCEP - Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa. (Disponível em: http://www.qren.pt/np4/np4/?newsId=1334&fileName=envelhecimento_populacao.pdf) , 2012 |
Fernandes, A. A.;Velhice e Sociedade, Oeiras: Celta Editora, 1997 |
Fernandes, A. A.;Velhice, solidariedades familiares e política social. Itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida. , Sociologia, Problemas e Práticas, 36, 39-52., 2001 |
Fernandes, A. A. ;Determinantes da mortalidade e da longevidade: Portugal numa perspectiva Europeia (EU-15, 1991-2001). , Análise Social, XLII(183), 419-443. (Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n183/n183a03.pdf), 2007 |
Henriques, F. C. ;Cenários de envelhecimento e saúde em Portugal no século XXI ¿ causas e consequências de uma transição demográfica tardia. , População e Sociedade, 18, 121-143., 2010 |
INE;O envelhecimento em Portugal, Situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas, Lisboa: INE. , 2002 |
Kohler, H.; BillariI F. & Ortega J. ;The emergence of lowest-low fertility in Europe during the 1990s. , Population and Development Review, 28(4), 641-680. (Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.589.4582&rep=rep1&type=pdf), 2002 |
Mendes, M. F. ;Introdução ao estudo ¿ Determinantes da fecundidade em Portugal. , Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. (Disponível em: https://ffms.pt/publicacoes/grupo-estudos/1517/determinantes-da-fecundidade-em-portugal) , 2016 |
Nações Unidas ;World Population Ageing - 2015., Nova Iorque: Nações Unidas. (Disponível em: http://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/WPA2015_Report.pdf) , 2015 |
OMS;Relatório mundial de envelhecimento e saúde. , USA: OMS. (Disponível em http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf) , 2015 |
Rosa, M. J. V. ;O envelhecimento da Sociedade Portuguesa. , Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. , 2012 |
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: pedagogia centrada nos receptores das mensagens e baseada na articulação entre exposições a cargo da docente e momentos de reflexão e debate, mobilizando os contributos dos estudantes;
Aulas de orientação tutorial: apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Realização de um teste escrito (ponderação de 60%) que decorrerá na época de exames.
b) Realização de um relatório temático em grupo, com apresentação oral (componente escrita: 25% e componente oral :15%: ponderação total de 40%).
Apresentações orais: 24 de novembro de 2021.
Entregue do relatório em papel, impresso frente e verso: 15 de dezembro de 2021.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final.
Avaliação Final
Avaliação distribuída
Teste = 60%
Relatório = 40% (25%: componente escrita; 15%: componente oral)
Exame final
Exame = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o estabelecido no Regulamento de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o estabelecido no Regulamento de avaliação de conhecimentos.