Código: | GS3105 | Sigla: | ARPS2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 10 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de programas e serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos para melhorar o nível de eficácia das práticas profissionais.Partindo-se do estudo do Modelo de Avaliação da Qualidade protagonizado pela Segurança Social, pretende-se: (i) Reconhecer que a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhes atribuam valor; (ii) Capacitar para o domínio dos requisitos associados aos critérios do modelo de qualidade; (iii) Compreender a importância da definição de processos-chave conducentes a uma prestação de serviços de qualidade; (iv) Compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um aumento da produtividade, a redução dos custos e a humanização dos serviços.
1. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP)
1.1 Objetivos do modelo e níveis de qualificação
1.2 Critérios do modelo (Liderança, planeamento e Estratégia; Gestão de Pessoas; Recursos e parcerias; Processos do lar, centro de dia, SAD; Satisfação dos Clientes: Satisfação dos Colaboradores; Impacte na Sociedade: Resultados Chave do Desempenho)
1.3 Processos-Chave (1) Candidatura: (2) Admissão e Acolhimento; (3)Projecto Individual; (4) Cuidados Pessoais e de Saúde; (5) Nutrição e Alimentação; (6) Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana; (7) Planeamento e Acompanhamento das Atividades Socioculturais.
Andrade, A (coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, 2004 |
António, N. S.; Teixeira, A.; Rosa, A. ;Gestão da Qualidade: de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM, Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed), 2016 |
Carvalho. J.M. S.;Planeamento Estratégico ¿ o seu guia para o sucesso, Porto: Vida Económica, 2013 |
Modelo de Avaliação da Qualidade: Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P, 2008 |
Manual dos Processos-Chave: Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P, 2008 |
O ensino é de índole teórico-prático, com a apresentação do modelo de avaliação da qualidade selecionado e discussão de casos práticos. Na componente laboratorial da UC pretende-se desenvolver exercícios práticos que conduzam os alunos à realização do diagnóstico institucional.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 28 | |
Total: | 28 |
Os alunos realizarão um trabalho como instrumento de avaliação.