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Ética e Deontologia


Código: SS1910246    Sigla: ED
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 44 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAU

Teóricas: 28,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Transmitir conhecimentos significativos no campo da ética teórica e da ética aplicada. Capacitar os alunos para a reflexão sobre os fins e o destino do homem e para a tomada de decisão responsável e fundamentada. Reflectir sobre os problemas éticos e deontológicos ligados à investigação e intervenção social.

Programa

I- Questões introdutórias A) Ética, moral e deontologia: conceptualização. O homem como ser moral; o homem como ser livre; B) Os conceitos de norma e de valor; caracterização das diferentes normas que regulam o comportamento humano (morais, religiosas, sociais e jurídicas). Características dos valores éticos. II Ética aplicada; Ética e deontologia do serviço social.  razão de ser da ética/moral profissional. O que é ser profissional; competências do assistente social. dimensões da ética do serviço social. B) Princípios gerais da ética do serviço social. a) o princípio da beneficiência; autoridade profissional; b) diferença entre problema ético e dilema ético; c) o princípio do respeito pela autonomia. a autonomia do utente e a autonomia do profissional d) ética, confidencialidade e segredo. Segredo e transparência; legitimação do segredo e respeito pela vida privada; e) consentimento informado; O princípio da justiça; a dimensão institucional do serviço social; a acção transformadora do serviço social; o carácter público da responsabilidade profissional; análise do código deontológico dos assistentes sociais. Problema éticos relacionados com o serviço social.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos pretendem assegurar o cumprimento dos objectivos. nomeadamente orientar os estudantes para a clarificação conceptual de ética, moral, deontologia; pretendem, ainda, assegurar a compreensão dos dilemas éticos, bem como os princípios e valores da profissão de assistente social.

Bibliografia Principal

Bermejo, F. J. ;Ética del trabajo social, Désclée de Brouwer, 2002
Carvalho, M. I. ;Ética aplicada ao serviço social. Dilemas e práticas profissionais, Pactor, 2016

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se em aulas ministradas pela docente e trabalhos de grupo.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros.


Teste - 60%

Trabalho de grupo - 40%

Avaliação Final

De acordo com regulamento de avaliação de conhecimentos.

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com regulamento de avaliação de conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Avaliação distribuída, constituída por um teste e um trabalho de grupo em torno de textos (artigos científicos, livros e capítulos de livros

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se assegurar que os estudantes acedam a um conjunto de conhecimentos enunciados, garantindo a sua autonomia e responsabilidade no próprio processo de aprendizagem