Código: | GS1102 | Sigla: | PE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 26 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 |
Teóricas: | 24,00 |
Orientação Tutorial: | 12,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e velhice. 2. Compreender que o fenómeno do envelhecimento humano é um processo onde interagem de forma complexa factores sociais, biológicos e psicológicos. 3. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência (família, comunidade). 4. Promover a consulta de fontes bibliográficas.
1. Introdução 1.1 Condições de emergência da Gerontologia 1.2 A Psicologia do Envelhecimento no contexto da gerontologia 2. Velhice e sociedade: dimensões psicossociais. 2.1. Significado social da idade. 2.2. Perspectiva psicossocial na análise da velhice. 2.3. Definições sociais da velhice. 2.3.1. A velhice: etapa; grupo ou categoria social. 2.3.2. Visão positiva e negativa da velhice. 2.4. Conceito de competência psicossocial: tarefas de compreensão, de exploração e de transformação. 3. Envelhecimento normal e patológico. 3.1. As teorias do envelhecimento primário ou programado 3.2. As teorias do envelhecimento secundário 3.3. As teorias do envelhecimento terciário. 3.4. A teoria multifactorial 4. Teorias do envelhecimento: 4.1. Teorias biológicas: genéticas, celulares, sistémicas, dos acontecimentos biológicos vitais. 4.2. Teorias psicológicas: teorias do desenvolvimento, do ciclo vital, da actividade, da continuidade, 4.3. Teorias da actividade versus do desligamento. 4.4. Teoria do envelhecimento óptimo ou bem sucedido, o modelo de selecção, optimização, compensação (SOC). 4.5. Teoria do envelhecimento activo. 5. A adaptação psicológica ao processo de envelhecimento. 5.1. Modelos explicativos do comportamento adaptativo. 5.2. Recursos afectivos no desenvolvimento pessoal. 5.3. A personalidade como recurso adaptativo. 5.4. Problemas de saúde e comportamento inadaptativo nos idosos: fragilidade biológica e força psicológica. 5.5. Recursos adaptativos e de oportunidades sociais.
Fontaine, R. (2000).;Psicologia do envelhecimento. , Lisboa: Climepsi Editores. |
Paúl, C., & Fonseca, A. M. (2001). ;Psicossociologia da saúde., Lisboa: Climepsi Editores. |
Feldman, R. S. (2001). ;Compreender a Psicologia., Amadora, Portugal: McGraw-Hill. |
Fernández-Ballesteros, R (2000). ;Gerontologia Social. , Madrid: Pirámide. |
Birren, J. & Schaie (2001). ;Handbook of the psychology of aging., San Diego: Academic Press. |
Fonseca, A. M. (2004). ;O Envelhecimento. Uma abordagem psicológica. , Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. |
Bengston, V. & Schaie, K. (1999);Handbook of Theories of Aging, NY. Springer Publishing Company |
Stuart-Hamilton, I., (2002). ;Psicologia do envelhecimento: uma introdução. , Porto Alegre: Artmed. |
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
A) Aulas teóricas (método interrogativo-expositivo). B) Leitura de livros e artigos e comentário dos mesmos. C) Realização de trabalhos individuais. E) Reflexão em grupo a partir de questões suscitadas pelo estágio.
Presença em pelo menos 75% das aulas para os que optarem pela avaliação distribuída. Presença assinada em cada aula.
Nota do trabalho + nota do teste/2 para os que realizarem a avaliação distribuída. A nota do exame para os restantes. O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla); os erros descontam. O exame final inclui perguntas V/F, de opção (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento.
Trabalho individual ou de grupo, a realizar com o apoio da docente, no âmbito das aulas de orientação tutorial. O trabalho deve ser entregue em suporte digital e enviado para o e-mail da docente, até ao dia da última aula do mês de Dezembro.
O horário de atendimento aos alunos deve ser utilizado para esclarecer todas as dúvidas que se coloquem. Havendo incompatibilidade pode marcar-se outro horário (a combinar caso a caso).