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Psicossociologia das Organizações I


Código: GS1103    Sigla: PO1

Ocorrência: 2008/09 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 26 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma U

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 12,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Berta Pereira Granja   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Compreender, explicar e interpretar os desafios, possibilidades, problemas e riscos da vida nas organizações à luz dos contributos das disciplinas que integram a psicossociologia das organizações: 2. Desenvolver o conhecimento sobre o funcionamento das instituições prestadoras de serviços, estrutura base da futura actividade profissional dos gerontólogos. 3. Desenvolver a compreensão sobre as organizações como sistemas sociais que integram processos de socialização, de comunicação, de interacção social e de poder dos seres humanos individualmente ou em grupo. 4. Criar condições para uma abordagem critica dos factores que condicionam os objectivos estratégias e funcionamento das organizações. Objectivos específicos do 1º semestre: 1. Introduzir os problemas estruturantes da disciplina; 2. Desenvolver a compreensão sobre a relação existente entre os fenómenos humanos e os organizacionais; 3. Abordar perspectivas teóricas mais relevantes para a psicossociologia das organizações e estabelecer as suas articulações: a) A escola das relações humanas. 4. Compreender a importância do indivíduo, dos seus processos individuais de percepção, aprendizagem, motivação, formação de atitudes para as organizações e capacitar para reconhecer os indivíduos como seres únicos e ao mesmo tempo sociais e como um recurso institucional, estabelecendo sempre as diferentes articulações necessárias; 5. Identificar elementos fundamentais de clima e cultura organizacionais que favoreçam a eficácia e qualidade na prestação de serviços e satisfação quer dos utilizadores dos serviços quer dos profissionais; 6. Compreender o significado dos grupos nas organizações, as implicações do seu funcionamento nas dinâmicas institucionais e desenvolver capacidade para intervir nos seus processos; 7. Identificar o papel dos grupos e das equipas de trabalho nos contextos organizacionais e capacitar para sustentar e desenvolver factores de eficácia das equipas.

Programa

Programa 1º Semestre 1 - Introdução à psicossociologia das organizações Breve abordagem sobre as teorias organizacionais e seus contributos para a Psicossociologia das Organizações a) A teoria das relações humanas b) Contributos e princípios explicativos desta teoria c) Sua pertinência para a Psicossociologia das Organizações 2 - O indivíduo nas Organizações Os comportamentos individuais e as Organizações A percepção e a sua influencia nos comportamentos. A aprendizagem no contexto das organizações a) A aprendizagem de papeis; b) A aprendizagem de competências c) Os elementos fundamentais básicos da aprendizagem. A motivação no trabalho Teorias de Maslow, Herzberg e outras abordagens e perspectivas integradoras para motivação do ser humano como ser complexo. Condições para satisfação no trabalho. a) Factores de ambiente e factores organizacionais. As atitudes b) Função das atitudes e formação das mesmas c) As mudanças de atitude Vinculação dos indivíduos às organizações a) Identidade pessoal e identidade social (organizacional e profissional). b) Processo de identificação organizacional c) Implicação organizacional 3 - Cultura organizacional - Clima e cultura Clima organizacional Perspectivas de abordagem do conceito de clima Perspectivas de abordagem no estudo da cultura organizacional. Os indivíduos e os grupos e a cultura organizacional 4 - Grupos e equipas de trabalho A actividade profissional e as equipas: Implicação e produtividade A influencia social e a autoridade: O trabalho em equipa no contexto organizacional. Modelos de eficácia

Bibliografia Principal

MONK, A.;Handbookof gerontolicalservices, New York; Columbia University Press, 1992
MINTZBERG, H;Estrutura e dinâmica das organizações , Paris: Les Editions d'organisation, 1990
CAETANO.A.; FERREIRA,J.M.C., NEVES, J.;Manual de psicosociologia das organizações, estruturas e pessoas, Lisboa: McGraw-Hill, 2001
VIEIRA, ELiane B.;Instituições geriátricas: Avanço ou tetrocesso, Rio de Janeiro: Revinter , 2003
BILHIM, J. A. F.;Teoria organizacional. Estruturas e pessoas , Lisboa:ISCSP, 2001

Métodos de Ensino

Processo assumido pela docente com exposições apoiadas em enquadramentos estruturados das diferentes partes do conteúdo em quadros elaborados com objectivo de serem divulgados durante as aulas por meios visuais Debates nas aulas sobre as matérias expostas Aula tutorial – exercícios e debate sobre casos práticos


Avaliação Contínua

Exame final Prova de avaliação escrita no final do semestre Como se trata de uma disciplina semestral, a docente vai distribuir questões sobre o conteúdo para os alunos prepararem o exame. O objectivo é proporcionar um guia de estudo sobre todo o conteúdo que possa ser utilizado pelos alunos para a preparação da prova de avaliação.

Avaliação Final

O tipo de conhecimento exigido aos alunos será baseado na capacidade demonstrada para relacionar o conteúdo teórico com problemas concretos da psicossociologia das organizações. Durante as provas poderão consultar os textos de referência recomendados, porque não se procura a memorização dos textos, nem a sua reprodução nas provas de avaliação

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

a) Só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 ms de tolerância. Salvo casos excepcionais não são permitidas entradas e saídas das aulas para tratar assuntos estranhos á aula. b) Não é permitida a utilização de telemóveis durante aula; c) Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transportes ou outras actividades lectivas devem ser justificadas e analisadas com as docentes. d) Os alunos podem interromper as aulas a cada momento, desde que considerem pertinente para colocar questões e dúvidas e) A docente avisará previamente nas situações de falta e será acordado com os alunos a transferência das aulas.