Código: | GS1201 | Sigla: | SE2 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 26 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 |
Teóricas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Docência - Horas
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Português
Aprender a congregar os saberes de várias disciplinas a fim de analisar o fenómeno do envelhecimento em toda a sua complexidade. Começar a familiarizar-se com a pluralidade das perspectivas teóricas no seio da Sociologia. Adquirir alguns instrumentos conceituais da Sociologia, relacionados com a estratificação social e as instituições familiares.
1. Perspectiva económica do envelhecimento 1.1 Efeitos macro-económicos do envelhecimento 1.2 Efeitos micro-económicos do envelhecimento 2. Perspectivas sociológicas sobre a estratificação etária 2.1 Na perspectiva do senso comum 2.2 A perspectiva estruturo-funcionalista 2.3 A análise da estratificação das idades numa perspectiva do conflito 2.4 A teoria da modernização 3. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 3.1 Processos de transformação das estruturas familiares que estão na génese do isolamento social na velhice 3.2 Classificar as famílias em função da sua coesão interna e integração externa 3.3 Valores familiares 3.4 Redes de apoio familiar 3.5 O universo familiar como lugar de construção identitária
R. Lenoir, in: Initiation à la Pratique Sociologique;"Objet sociologique et problème social", Paris, Dunod, 1990 |
FMI, Perspectivas de la economía mundial. Nota complementaria 3;El envejecimiento de la población: análisispara cuantificar sus repercusiones macro-económicas a largo plazo, 1990 |
A. Fernandes;Velhice e Sociedade, Oeiras, Celta, 1997 |
R. Fernández-Ballesteros;Gerontologia Social, Madrid, Ed. Pirámide, 2000 |
D.B. Brinkerhoff, L.K. White;Sociology, St Paul, West Publishing Company, 1991 |
K. Wall et al.;"Families and informal support networks in Portugal: the reproduction of inequlity, Journal of European Social Policy, vol. 11 (3), 2001 |
Alternância de aulas expositivas e de aulas fazendo apelo a uma pedagogia activa, orientada para a resolução de problemas (tais como procurar e seleccionar informações relevantes; elaborar textos de síntese; desenvolver a argumentação)
Avaliação distribuída: - realização de duas fichas de leitura de textos fornecidos pela docente (em grupo de máximo 3 estudantes) (30% da nota final); - realização de dois exercícios individuais (35% da nota final cada um)
Atendimento (no Gabinete do Conselho Directivo): 2ª feira à tarde: 14h às 17h; 6ª feira de manhã: 10h às 12h30. e-mail: marielle.gros@isssp.pt