• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1203

Psicossociologia das Organizações II


Código: GS1203    Sigla: PO2

Ocorrência: 2008/09 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 26 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Berta Pereira Granja   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Compreender, explicar e interpretar os desafios, possibilidades, problemas e riscos da vida nas organizações à luz dos contributos das disciplinas que integram a psicossociologia das organizações: 2. Desenvolver o conhecimento sobre o funcionamento das instituições prestadoras de serviços, estrutura base da futura actividade profissional dos gerontólogos. 3. Desenvolver a compreensão sobre as organizações como sistemas sociais que integram processos de socialização, de comunicação, de interacção social e de poder dos seres humanos individualmente ou em grupo. 4. Criar condições para uma abordagem critica dos factores que condicionam os objectivos estratégias e funcionamento das organizações. Objectivos específicos do 2º semestre: 1. Identificar o papel dos grupos e das equipas de trabalho nos contextos organizacionais e capacitar para sustentar e desenvolver factores de eficácia das equipas. 2. Capacitar para participar, organizar e dinamizar processos de comunicação grupais e organizacionais favoráveis a uma organização institucional eficaz, produtiva, com uma cultura respeitadora dos direitos, bem estar dos idosos e colaboradores, aberta ao meio envolvente. 3. Identificar os vários tipos de poder, factores propiciadores de lideranças democráticas e comportamentos de lideranças favoráveis a climas organizacionais que criem condições para o desenvolvimento dos objectivos organizacionais. 4. Capacitar para a participação e condução de reuniões e tomadas de decisões. 5. Identificar conflito nas organizações como oportunidade de mudanças positivas. 6. Identificar factores e tipos de conflito e capacitar para a negociação e resolução de conflitos.

Programa

1 – As equipas de trabalho como grupos. • As diferentes fases de evolução de um grupos para que seja um equipa coesa eficaz na organização. • A noção de equipa • Factores positivos e negativos para a formação de uma equipa: • A intervenção nas equipas numa perspectiva de abordagem qualificante da organização. • Diagnostico e intervenção nas equipas de trabalho para resolver problemas. • As reuniões das equipas: condições de eficácia das reuniões 2- Os processos de comunicação nas organizações • O nível interpessoal da comunicação nas organizações • Os elementos chave do processo de comunicação • A eficácia da comunicação • A comunicação como relação • O nível grupal da comunicação – processos comunicacionais e modalidades de comunicação – factores positivos e negativos no processo de comunicação. • O nível organizacional da comunicação – trajectos da comunicação. 3 – O poder nas organizações a liderança das equipas • Componentes do poder nas organizações – as influências interindividuais e grupais; • Origem do poder, tipo de poder e autoridade; • As competências humanas e sociais para liderar equipas - comportamentos de liderança • A liderança das reuniões • Os processos de tomada de decisões • As tomadas de decisão em grupo • Tomada de decisão em contexto organizacional 4 - O conflito e a negociação • Os conflitos nas organizações – tipo de conflitos • A definição de conflito nas organizações. • As perspectivas recentes sobre o conflito organizacional enquanto conflito construtivo. • Fases do conflito • Formas de enfrentar os conflitos organizacionais. • A mediação e a negociação de conflitos • Processos negociais – Fases da negociação, estratégias técnicas e tácticas. • O clima nas negociações, a identificação de interesses em presença, a argumentação e os acordos.

Bibliografia Principal

MARC, E. ; GARCIA-LOCQUENEUX (DIR:);Guia de métodos e praticas em Formação, Lisboa:Piaget, 1995
TURCOTTE, D.; LINDSAY, J.;l'intervention social auprès les groupes , Montréal: Gaetan Morin, 2001
CAETANO.A.; FERREIRA,J.M.C., NEVES, J.;Manual de psicosociologia das organizações, estruturas e pessoas, Lisboa: McGraw-Hill, 2001
DUBOIS, M; PETIT, F;Introdução à psicossociologia das organizações , Lisboa:Piaget, 1998
HARBERT, A.S.;GINSBERG, L.H.;Human services for older adults: concepts & skills, California:Wadswort Publishing Company, 1997

Métodos de Ensino

Processo assumido pela docente com exposições apoiadas em enquadramentos estruturados das diferentes partes do conteúdo com objectivo de serem divulgados durante as aulas por meios visuais Debates nas aulas sobre as matérias expostas Aula tutorial – exercícios e debate sobre casos práticos


Avaliação Final

Avaliação distribuída Exercício realizado no final de cada módulo. Trabalho individual. a classificação final será a média de todos os exercícios realizados Exame final Prova de avaliação escrita no final do semestre Como se trata de uma disciplina semestral, a docente vai distribuir questões sobre o conteúdo para os alunos prepararem o exame. O objectivo é proporcionar um guia de estudo sobre todo o conteúdo que possa ser utilizado pelos alunos para a preparação da prova de avaliação.

Provas e Trabalhos Especiais

exercicio de treino a partir de situaçoes concretas realizados nas aulas tutoriais que tem por objectivo treinar a consolidar competencias adquiridas