Código: | GS1102 | Sigla: | PE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 25 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante dos agora alunos. 2. Compreender que o fenómeno do envelhecimento humano é um processo onde interagem de forma complexa factores sociais e biológicos. 3. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência (família, trabalho, comunidade). 4. Realizar trabalhos escritos a partir da consulta de fontes bibliográficas.
1. Introdução 1.1 Condições de emergência da Gerontologia 1.2 A Psicologia do Envelhecimento no contexto da Gerontologia 2. Velhice e sociedade: dimensões psicossociais. 2.1. Significado social da idade. 2.2. Perspectiva psicossocial na análise da velhice. 2.3. Definições sociais da velhice. 2.3.1. A velhice: etapa; grupo ou categoria social. 2.3.2. Visão positiva e negativa da velhice. 3. Envelhecimento normal e patológico. 3.1. As teorias do envelhecimento primário ou programado 3.2. As teorias do envelhecimento secundário 3.3. As teorias do envelhecimento terciário. 4. Teorias do envelhecimento: 4.1. Teorias biológicas: genéticas, celulares, sistémicas, dos acontecimentos biológicos vitais. 4.2. Teorias psicológicas: teorias do desenvolvimento, do ciclo vital, da actividade e da continuidade. 4.3. Teorias da actividade versus do desligamento. 4.4. Teoria do envelhecimento óptimo ou bem sucedido, o modelo de selecção, optimização, compensação (SOC). 4.5. Teoria do envelhecimento activo.
Birren, J. & Schaie (2001);Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press. |
Feldman, R. S. (2001);Compreender a Psicologia, Amadora, Portugal: McGraw-Hill. |
Fernández-Ballesteros, R (2000);Gerontologia Social, Madrid: Pirámide. |
Bengston, V. & Schaie, K. (1999) ;Handbook of Theories of Aging, Springer Publishing Company |
Fonseca, A. M. (2004);O Envelhecimento. Uma abordagem psicológica, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. |
Fontaine, R. (2000);Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores. |
Paúl, C., & Fonseca, A. M. (2001);Psicossociologia da saúde, Lisboa: Climepsi Editores. |
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
A) Aulas teóricas. B) Leitura de livros e artigos e comentário dos mesmos. C) Realização de trabalhos individuais escritos. E) Reflexão em grupo a partir de questões suscitadas pelo estágio.
Os alunos em avaliação distribuída terão que frequentar pelo menos 75% das aulas.
A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.
Trabalho individual: é de realização obrigatória para os alunos que optem pela avaliação distribuída. É previamente aprovado e apoiado pela docente nas aulas de orientação tutorial e no horário de atendimento. O trabalho deve ser entregue em suporte digital e enviado para o e-mail da docente, até ao dia da última aula do mês de Dezembro.
O horário de atendimento aos alunos deve ser utilizado para esclarecer todas as dúvidas que se coloquem. Havendo incompatibilidade pode marcar-se outro horário (a combinar caso a caso).