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Psicologia do Envelhecimento I


Código: GS1102    Sigla: PE1

Ocorrência: 2009/10 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Fernanda Machado Jorge   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Fernanda Machado Jorge   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante dos agora alunos. 2. Compreender que o fenómeno do envelhecimento humano é um processo onde interagem de forma complexa factores sociais e biológicos. 3. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência (família, trabalho, comunidade). 4. Realizar trabalhos escritos a partir da consulta de fontes bibliográficas.

Programa

1. Introdução 1.1 Condições de emergência da Gerontologia 1.2 A Psicologia do Envelhecimento no contexto da Gerontologia 2. Velhice e sociedade: dimensões psicossociais. 2.1. Significado social da idade. 2.2. Perspectiva psicossocial na análise da velhice. 2.3. Definições sociais da velhice. 2.3.1. A velhice: etapa; grupo ou categoria social. 2.3.2. Visão positiva e negativa da velhice. 3. Envelhecimento normal e patológico. 3.1. As teorias do envelhecimento primário ou programado 3.2. As teorias do envelhecimento secundário 3.3. As teorias do envelhecimento terciário. 4. Teorias do envelhecimento: 4.1. Teorias biológicas: genéticas, celulares, sistémicas, dos acontecimentos biológicos vitais. 4.2. Teorias psicológicas: teorias do desenvolvimento, do ciclo vital, da actividade e da continuidade. 4.3. Teorias da actividade versus do desligamento. 4.4. Teoria do envelhecimento óptimo ou bem sucedido, o modelo de selecção, optimização, compensação (SOC). 4.5. Teoria do envelhecimento activo.

Bibliografia Principal

Birren, J. & Schaie (2001);Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press.
Feldman, R. S. (2001);Compreender a Psicologia, Amadora, Portugal: McGraw-Hill.
Fernández-Ballesteros, R (2000);Gerontologia Social, Madrid: Pirámide.
Bengston, V. & Schaie, K. (1999) ;Handbook of Theories of Aging, Springer Publishing Company
Fonseca, A. M. (2004);O Envelhecimento. Uma abordagem psicológica, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
Fontaine, R. (2000);Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores.
Paúl, C., & Fonseca, A. M. (2001);Psicossociologia da saúde, Lisboa: Climepsi Editores.

Observações Bibliográficas

Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.

Métodos de Ensino

A) Aulas teóricas. B) Leitura de livros e artigos e comentário dos mesmos. C) Realização de trabalhos individuais escritos. E) Reflexão em grupo a partir de questões suscitadas pelo estágio.


Avaliação Contínua

Os alunos em avaliação distribuída terão que frequentar pelo menos 75% das aulas.

Avaliação Final

A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.

Provas e Trabalhos Especiais

Trabalho individual: é de realização obrigatória para os alunos que optem pela avaliação distribuída. É previamente aprovado e apoiado pela docente nas aulas de orientação tutorial e no horário de atendimento. O trabalho deve ser entregue em suporte digital e enviado para o e-mail da docente, até ao dia da última aula do mês de Dezembro.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O horário de atendimento aos alunos deve ser utilizado para esclarecer todas as dúvidas que se coloquem. Havendo incompatibilidade pode marcar-se outro horário (a combinar caso a caso).