• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1201

Sociologia do Envelhecimento II


Código: GS1201    Sigla: SE2

Ocorrência: 2009/10 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 30 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU

Teóricas: 30,00
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marielle Christine Gros   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marielle Christine Gros   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Aprender a congregar os saberes de várias disciplinas a fim de analisar o fenómeno do envelhecimento em toda a sua complexidade. Começar a familiarizar-se com a pluralidade das perspectivas teóricas no seio da Sociologia. Adquirir alguns instrumentos conceituais da Sociologia, relacionados com a estratificação social e as instituições familiares.

Programa

1. Perspectiva antropológica do envelhecimento 1.1 Envelhecimento e diversidade cultural 1.1.1 Economia, estrutura hierárquica da sociedade, religião, instituições familiares contribuem para determinar a condição social dos idosos e a diversidade das suas condições de existência 1.1.2 Nem todas as sociedades «simples» valorizam a velhice . ruptura com um préconceito corrente 1.2 Norbert Elias e a diversidade das atitudes perante a morte: o recalcamento social da morte nas sociedades industriais e urbanizadas 2. Perspectiva económica do envelhecimento 2.1 Efeitos macro-económicos do envelhecimento 2.2 Efeitos micro-económicos do encelhecimento 3. Perspectivas sociológicas sobre a estratificação etária 3.1 Na perspectiva do senso comum 3.2 A perspectiva estruturo-funcionalista 3.3 A análise da estratificação das idades numa perspectiva do conflito 3.4 A teoria da modernização

Bibliografia Principal

R. Fernández-Ballesteros;Gerontologia Social, Madrid, Ed. Pirámide, 2000
D.B. Brinkerhoff, L.K. White;Sociology, St Paul, West Publishing Company, 1991
Perspectivas de la economia mundial. Nota complementaria 3. El envejecimiento de la población: analisis para cuantificar sus repercusiones macro-econoómicas a largo plazo, 1990
FMI;Perspectivas de la economia mundial. Nota complementaria 3. El envejecimiento de la población: analisis para cuantificar sus repercusiones macro-econoómicas a largo plazo, 1990

Métodos de Ensino

Alternância de aulas expositivas e de aulas fazendo apelo a uma pedagogia activa, orientada para a resolução de problemas (tais como procurar e seleccionar informações relevantes; elaborar textos de síntese; desenvolver a argumentação a partir de uma proposição que precisa de ser demonstrada)


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída: - realização de duas fichas de leitura de textos ou filmes fornecidos pela docente (em grupo de máximo 3 estudantes) (30% da nota final); - realização de dois exercícios individuais (35% da nota final cada um)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Atendimento (no Gabinete do Conselho Directivo): 2ª feira à tarde: 14h às 15h30; 3ª feira das 9h30 às 11h30; 6ª feira das 14h às 16h30 e-mail: marielle.gros@isssp.pt