Código: | GS1201 | Sigla: | SE2 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 30 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
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Português
Aprender a congregar os saberes de várias disciplinas a fim de analisar o fenómeno do envelhecimento em toda a sua complexidade. Começar a familiarizar-se com a pluralidade das perspectivas teóricas no seio da Sociologia. Adquirir alguns instrumentos conceituais da Sociologia, relacionados com a estratificação social e as instituições familiares.
1. Perspectiva antropológica do envelhecimento 1.1 Envelhecimento e diversidade cultural 1.1.1 Economia, estrutura hierárquica da sociedade, religião, instituições familiares contribuem para determinar a condição social dos idosos e a diversidade das suas condições de existência 1.1.2 Nem todas as sociedades «simples» valorizam a velhice . ruptura com um préconceito corrente 1.2 Norbert Elias e a diversidade das atitudes perante a morte: o recalcamento social da morte nas sociedades industriais e urbanizadas 2. Perspectiva económica do envelhecimento 2.1 Efeitos macro-económicos do envelhecimento 2.2 Efeitos micro-económicos do encelhecimento 3. Perspectivas sociológicas sobre a estratificação etária 3.1 Na perspectiva do senso comum 3.2 A perspectiva estruturo-funcionalista 3.3 A análise da estratificação das idades numa perspectiva do conflito 3.4 A teoria da modernização
R. Fernández-Ballesteros;Gerontologia Social, Madrid, Ed. Pirámide, 2000 |
D.B. Brinkerhoff, L.K. White;Sociology, St Paul, West Publishing Company, 1991 |
Perspectivas de la economia mundial. Nota complementaria 3. El envejecimiento de la población: analisis para cuantificar sus repercusiones macro-econoómicas a largo plazo, 1990 |
FMI;Perspectivas de la economia mundial. Nota complementaria 3. El envejecimiento de la población: analisis para cuantificar sus repercusiones macro-econoómicas a largo plazo, 1990 |
Alternância de aulas expositivas e de aulas fazendo apelo a uma pedagogia activa, orientada para a resolução de problemas (tais como procurar e seleccionar informações relevantes; elaborar textos de síntese; desenvolver a argumentação a partir de uma proposição que precisa de ser demonstrada)
Avaliação distribuída: - realização de duas fichas de leitura de textos ou filmes fornecidos pela docente (em grupo de máximo 3 estudantes) (30% da nota final); - realização de dois exercícios individuais (35% da nota final cada um)
Atendimento (no Gabinete do Conselho Directivo): 2ª feira à tarde: 14h às 15h30; 3ª feira das 9h30 às 11h30; 6ª feira das 14h às 16h30 e-mail: marielle.gros@isssp.pt