• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1202

Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2009/10 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 26 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU

Teóricas: 32,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Fernanda Machado Jorge   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Fernanda Machado Jorge   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e da velhice. 2. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência. 3. Consultar fontes bibliográficas e aplicar os conhecimentos na realização dum trabalho.

Programa

1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Mudanças nas capacidades sensoriais (visual, auditiva, gustativa). 1.2. Equilíbrio e controlo postural. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. Atenção e percepção 2.1.1. Conceito de limiar 2.1.2. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2.2. Memória 2.2.1. A memória humana é constituída por sistemas múltiplos. 2.2.2. As dissociações associadas ao tempo de armazenagem da informação. 2.2.3. As dissociações ligadas ao carácter intencional ou não da actividade mnésica. 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica 3.3. A abordagem desenvolvimentista 3.4. A abordagem cognitiva e sócio cognitiva 3.5. Teoria psicanalítica e envelhecimento da personalidade 4. Papéis e expectativas sociais sobre o idoso. 5. Envelhecimento e relações no seio da família.

Bibliografia Principal

MARCHAND, Helena; Desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Quarteto. ISBN: 972-8535-69-4
BIRREN, James E. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press, 2001. ISBN: 0-12-101262-X
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington: American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7
BENGTSON, Vern L. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999. ISBN: 0-8261-1234-X
PAUL, Maria Constança ;Lá para o fim da vida : idosos, família e meio ambiente, Coimbra: Almedina, 1997. ISBN: 972-40-1000-7
RELVAS, Ana Paula;O Ciclo Vital da Família, Porto: Edições Afrontamento, 1996. ISBN: 972-36-0413-2
FONTAINE, Roger ;Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores, 2000. ISBN: 972-8449-65-8
PAUL, Constança; FONSECA, António Manuel;Envelhecer em Portugal : psicologia, saúde e prestação de cuidados, Lisboa: Climepsi, 2005. ISBN: 972-796-185-1
BALTES, Paul B. ; BALTES, Margret M.;Sucessful aging : Perspectives from the behavioral sciences, Cambridge University Press, 1993. ISBN: 0-521-43582-X
FERNANDEZ-BALLESTEROS, Rocío ;Gerontología social, Madrid : Pirámide, 2000. ISBN: 84-368-1437-1

Métodos de Ensino

A) Aulas teóricas. B) Comentário escrito e oral de textos lidos (artigos, livros). C) Realização de trabalhos individuais.


Avaliação Final

A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam. Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.

Provas e Trabalhos Especiais

Trabalho individual escrito, a entregar até à última aula do mês de Maio. Os alunos podem optar por dois grandes temas: envelhecimento e cognição ou envelhecimento e personalidade.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.