Código: | GS1202 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 26 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 16,00 |
Docência - Horas
|
Português
1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e da velhice. 2. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência. 3. Consultar fontes bibliográficas e aplicar os conhecimentos na realização dum trabalho.
1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Mudanças nas capacidades sensoriais (visual, auditiva, gustativa). 1.2. Equilíbrio e controlo postural. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. Atenção e percepção 2.1.1. Conceito de limiar 2.1.2. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2.2. Memória 2.2.1. A memória humana é constituída por sistemas múltiplos. 2.2.2. As dissociações associadas ao tempo de armazenagem da informação. 2.2.3. As dissociações ligadas ao carácter intencional ou não da actividade mnésica. 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica 3.3. A abordagem desenvolvimentista 3.4. A abordagem cognitiva e sócio cognitiva 3.5. Teoria psicanalítica e envelhecimento da personalidade 4. Papéis e expectativas sociais sobre o idoso. 5. Envelhecimento e relações no seio da família.
MARCHAND, Helena; Desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso, Quarteto. ISBN: 972-8535-69-4 |
BIRREN, James E. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press, 2001. ISBN: 0-12-101262-X |
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington: American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7 |
BENGTSON, Vern L. ; SCHAIE, K. Warner ;Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999. ISBN: 0-8261-1234-X |
PAUL, Maria Constança ;Lá para o fim da vida : idosos, família e meio ambiente, Coimbra: Almedina, 1997. ISBN: 972-40-1000-7 |
RELVAS, Ana Paula;O Ciclo Vital da Família, Porto: Edições Afrontamento, 1996. ISBN: 972-36-0413-2 |
FONTAINE, Roger ;Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores, 2000. ISBN: 972-8449-65-8 |
PAUL, Constança; FONSECA, António Manuel;Envelhecer em Portugal : psicologia, saúde e prestação de cuidados, Lisboa: Climepsi, 2005. ISBN: 972-796-185-1 |
BALTES, Paul B. ; BALTES, Margret M.;Sucessful aging : Perspectives from the behavioral sciences, Cambridge University Press, 1993. ISBN: 0-521-43582-X |
FERNANDEZ-BALLESTEROS, Rocío ;Gerontología social, Madrid : Pirámide, 2000. ISBN: 84-368-1437-1 |
A) Aulas teóricas. B) Comentário escrito e oral de textos lidos (artigos, livros). C) Realização de trabalhos individuais.
A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam. Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.
Trabalho individual escrito, a entregar até à última aula do mês de Maio. Os alunos podem optar por dois grandes temas: envelhecimento e cognição ou envelhecimento e personalidade.
Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.