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Psicossociologia das Organizações II


Código: GS1203    Sigla: PO2

Ocorrência: 2009/10 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 26 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU

Teóricas: 32,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos gerais da disciplina: 1.Compreender as organizações no quadro da sociedade global enquanto um produto e uma função de estruturação dessa sociedade; 2.Compreender as organizações como estruturas sociais complexas e dinâmicas, criadas pelos indivíduos para servir de apoio à realização de objectivos – produção de bens e de serviços; 3.Compreender as organizações como meios de enquadrar e de estabilizar toda a actividade humana colectiva segundo a fixação de metas, regras, princípios e procedimentos de trabalho; a diferenciação de funções e de papéis de acordo com a divisão do trabalho; o estabelecimento de padrões de socialização e de comunicação entre os indivíduos e os grupos, a definição da tomada de decisão e dos modos de coordenação da acção individual e colectiva (liderança e controlo); a gestão dos conflitos; etc; 4.Compreender como é que estes diferentes factores - factores de estrutura e de cultura - interagem entre si e se condicionam mutuamente, determinando, ao mesmo tempo, o funcionamento organizacional e os seus resultados; 5.Compreender, mais especificamente, como é que essa mesma dupla de factores condiciona a qualidade e utilidade social dos serviços e cuidados institucionais que são prestados à população idosa e o seu “lugar” nas organizações. Objectivos específicos, 2º semestre: 1. Compreender a organização como sistema social e, nessa qualidade, como sistema inserido na cultura de uma sociedade, de uma região, de uma profissão ou profissões e, simultaneamente, como uma realidade cultural em si mesma - em virtude de trabalharem juntas, as pessoas elaboram regras, valores e práticas coerentemente admitidos para gerir as suas relações de solidariedade, de entre-ajuda e também de conflito, as suas relações de complementaridade técnica e de autoridade, de formação e informação, de controlo e avaliação; 2. Compreender e identificar os elementos constitutivos de uma cultura organizacional, os seus efeitos sobre a organização e como se formam e evoluem as culturas organizacionais; 3. Compreender que há culturas organizacionais - centradas, por um lado, no cliente e na qualidade dos serviços que lhe são prestados e, por outro, no investimento, confiança e respeito pelas pessoas que trabalham - que potenciam uma melhor performance organizacional, com reflexos na satisfação dos utilizadores e dos profissionais.

Programa

Conteúdos programáticos da Psicossociologia das Organizações 2, com 15 sessões de trabalho: 1. Cultura organizacional: o que é? 1.1 Definição de cultura organizacional (sistema de sentido produzido pela organização) 1.2 Organização: ter e/ou ser cultura 1.3 Fenómenos culturais presentes nas organizações: 1.3.1 A cultura importada pelos membros da organização 1.3.2 A cultura das comunidades profissionais 1.3.3 As culturas de grupo na organização 1.3.4 A cultura organizacional (a organização, fonte de identificação e de aprendizagem cultural) 1.3.4.1 A produção social das representações cognitivas 1.3.4.2 A aprendizagem pelo grupo (elementos estruturais e processos de grupo; a utilização de grupos nas organizações: fontes de suporte, de criação de identidade, de mudança de atitudes) 1.3.4.3 A dimensão afectiva das aprendizagens 1.4 A cultura organizacional: uma nova variável da gestão das organizações (a manutenção da coerência e da coordenação internas; a definição das relações entre a organização e o seu meio) 2. As componentes da cultura organizacional 2.1 Projecto e missão organizacionais (fins de missão e fins de sistema) 2.2 Valores, crenças e suportes simbólicos da cultura (mitos, ritos e tabus) 2.3 Imaginário e identidade 3. Tipologia de culturas organizacionais 3.1 O modelo de Deal-Kennedy (relaciona duas dimensões organizacionais que são a quantidade de risco que é necessário as organizações correrem e a velocidade com que se obtém a informação dos resultados dos riscos corridos, chegando à caracterização de quatro tipos de cultura: cultura de processo, cultura de risco, cultura de agressividade e cultura de acção) 3.2 O modelo de Harrison (relaciona duas dimensões organizacionais que são a formalização e a centralização, chegando à caracterização de quatro tipos de cultura: cultura de função, cultura de tarefa, cultura de poder e cultura de átomo) 3.3 O modelo de Quinn (relaciona três valores subjacentes ao conceito de eficácia que se estruturam em três dimensões contrastantes: estrutura de flexibilidade versus estrutura de controlo; orientação interna versus orientação externa e porcessos (meios) versus resultados (fins), chegando à caracterização de quatro tipos de cultura: cultura de apoio, cultura de inovação, cultura de objectivos e cultura de regras) 4. Culturas fortes, culturas difusas e culturas fragmentadas (características, potencialidades e limites) 5. As funções da cultura 5.1 Um código: perceber, agir e julgar 5.2 Uma dinâmica: adaptação e integração 6. A formação da cultura: processos de formação da cultura organizacional 6.1 Processos sociodinâmicos que fomentam a coesão e a partilha nos grupos humanos (distribuição do poder e da autoridade, diferenciação de funções, padrões de relação e de comunicação entre actores, selecção e integração de novos membros, etc.) 6.2 Processos de liderança (o papel dos líderes e dos fundadores, o exercício da liderança) 6.3 Processos de aprendizagem através da experiência: interpretação, transmissão e armazenagem dos saberes e dos modelos de acção mais eficazes; abertura da organização ao aperfeiçoamento e à auto-reflexividade 6.4 Cultura burocrática e cultura de serviço: dois exemplos de cultura organizacional com influências muito distintas quanto à capacidade das organizações sociais prestarem um serviço de qualidade aos idosos

Bibliografia Principal

Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, LIsboa, 2001
Sainsaulieu, Renaud;Sociologia da empresa. Organização, cultura e desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa, 2001
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das organizações, MacGraw-Hill, LIsboa, 2001
Gomes, A. Duarte,;«Cultura: uma metáfora paradigmática no contexto organizacional», Psicologia, (1994), IX, 3: 279-294

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: sessões expositivas abertas à participação dos alunos. Aulas tutoriais: exercícios e debates a partir de casos práticos.


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com exame final - realização de duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame no final.

Avaliação Final

Média das classificações das duas provas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- os alunos inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, o que equivale a 10 aulas no 1º semestre e 11 no segundo; - só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 minutos de tolerância. Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transporte ou outras devem ser analisadas e justificadas em cada caso com a docente; - não é permitida a utilização de telemóveis durante as aulas;