Código: | GS2101 | Sigla: | SE3 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 25 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 22,50 |
Orientação Tutorial: | 17,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJECTIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida;
1. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 1.1 Processos de transformação das estruturas familiares que estão na génese do isolamento social na velhice 1.2 Classificar as famílias em função da sua coesão interna e integração externa 1.3 Valores familiares 1.4 Redes de apoio familiar 1.5 O universo familiar como lugar de construção identitária 2. Emprego, reforma e envelhecimento 2.1 A reforma enquanto direito social do trabalho 2.2 Gestão colectiva e produção de serviços para idosos 2.3 Processos de fragmentação social em torno da velhice
Nazareth, J. M.;«Os grandes cenários de evolução do envelhecimento demográfico de Portugal no contexto da União Europeia até ao ano de 2050», População e Sociedade, nº 5,, 1999 |
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*** |
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Carreira, H. M.;As Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Gradiva, 1996 |
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Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pela docente; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos): A avaliação distribuída consistirá: a) num EXERCÍCIO ESCRITO INDIVIDUAL a realizar na época normal de exame final (ponderação de 60% da nota final). b) na realização de um ENSAIO CRÍTICO sobre um dos pontos do Programa, tendo por base a bibliografia fundamental da disciplina. Data de entrega: dia 04 de Janeiro de 2010. (ponderação de 30% da nota final). c) A PARTICIPAÇÃO activa nas aulas (ponderação de 10% da nota final). Considera-se que a participação activa nas aulas abrange a atenção prestada e intervenção nas aulas, bem como a realização de fichas de leitura em contexto de orientação tutorial. Note Bem: Para que o aluno se possa manter na avaliação distribuída deverá assistir a 75% do número total de aulas (Ponto 3 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos). Os alunos abrangidos pelos Regulamentos Especiais, mesmo que não consigam assistir a 75% das aulas, poderão manter-se nesta modalidade de avaliação desde que combinem um Plano de Acompanhamento com o docente conforme previsto no Ponto 4 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos. 2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos): Realização de um exame escrito final.
A classificação final na disciplina é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos elementos de avaliação: - o exercício escrito individual vale 60%; - o ensaio crítico vale 30%; - a participação vale 10%; No caso de o aluno realizar um exame final a classificação da disciplina será a obtida no exame final.
Não aplicável.
De acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP. Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. Incide sobre o exame final, com a realização de um novo exame, de acordo com a matéria dada e os materiais previstos e explorados na disciplina.
Horários de atendimento da docente Terça-feira: 14h00-16h00; Quinta-feira: 15h00-16h30; Sexta-feira: 11h30-13h15; Gabinete 3.