• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2102

Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2009/10 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU2

Teóricas: 25,50
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Maria Fernanda Machado Jorge   1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Fernanda Machado Jorge   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Compreender que o fenómeno do envelhecimento humano é um processo onde interagem de forma complexa factores sociais, biológicos e psicológicos. 2. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e da velhice. 3. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência (família, instituições, comunidade). 4. Realizar um trabalho individual a partir da consulta de fontes bibliográficas.

Programa

1 A pessoa idosa e a família 1.1. Relações intergeracionais 2. Idosos e maus-tratos 3. Relação cuidador - pessoa idosa 3.1. Cuidadores formais e cuidadores informais 3.2. Competências dos cuidadores: de trabalho em equipa; técnicas de negociação; técnicas para favorecer a aprendizagem de novas condutas e a manutenção das condutas adequadas; técnicas para favorecer a diminuição das condutas inadequadas; competências de comunicação, de auto controlo e de resolução de problemas. 4. Envelhecimento bem sucedido: as influências ambientais e os factores de envelhecimento. 4.1 A saúde, primeira condição de uma velhice bem sucedida 4.1.1. As perspectivas médicas para um envelhecimento bem sucedido: modelo da morbilidade mínima 4.1.1.1. Hipótese da plasticidade física 4.1.1.2. Hipótese da associação entre estilo de vida e saúde 4.1.1.3. Hipótese da mudança dos padrões de comportamento 4.1.1.4. Hipótese da incidência decrescente das doenças crónicas com a idade 4.2. A manutenção de um elevado nível de actividades, condição de uma velhice bem sucedida. 4.2.1 A promoção de actividades que favorecem a aprendizagem, a motivação e a saúde reforçam as capacidades de reserva dos indivíduos 4.2.2 A perda de capacidade adaptativa deve ser compensada, graças a próteses e meios tecnológicos (a fim de manter um elevado nível de actividade física e cognitiva) 4.3. A manutenção da participação social, condição de uma velhice bem sucedida. 4.3.1. O reforço das capacidades de reserva depende da formação e dinamização de suportes sociais 4.3.2 A manutenção da participação social exige que os ambientes socialmente estimulantes permaneçam acessíveis aos idosos 4.4. O modelo de optimização selectiva com compensação

Bibliografia Principal

MUNOZ TORTOSA, Juan ;Personas mayores y malos tratos, Madrid : Pirámide, 2004. ISBN: 1-55798-519-7
BALTES, Paul B. ; BALTES, Margret M.;Successful aging : perspectives from the behavioral sciences, New York : Cambridge University Press, 1993. ISBN: ISBN: 0-521-43582-X
NORDHUS, Unger Hilde;Clinical geropsychology, Washington : American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7

Observações Bibliográficas

As obras indicadas na bibliografia estão disponíveis na Biblioteca do ISSSP.
As três obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se toda a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (expositivas). Reflexão a partir da leitura de artigos e livros e de situações suscitadas pela prática. Realização de trabalhos individuais.


Avaliação Contínua

É exigida a presença em pelo menos 75 % das aulas realizadas para os alunos que optem pela avaliação distribuída.

Avaliação Final

A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam. Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.

Provas e Trabalhos Especiais

O trabalho individual de leitura e síntese de pelo menos um capítulo de uma das obras que consta da bibliografia é obrigatório para os que escolham a avaliação distribuída. As grandes temáticas são o ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO e OS MAUS TRATOS. Cada trabalho é aprovado e apoiado pela docente nas aulas de orientação tutorial. Deseja-se a consulta de obras fundamentais no seu texto original.