Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III
Ocorrência: 2009/10 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TurmaU2
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1.Completar a formação, no domínio do planeamento e gestão de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que vivem as organizações prestadoras daquele tipo de serviços .
2. Demonstrar a importancia do planeamento e do acompanhamento das variáveis económicas e financeiras nas organizações prrestadoras de serviçois, mesmo que sem fins lucrativos.
3. Sensibilizar para a importância de um sistema de informação fiável e regular com indicadores
económico financeiros.
Programa
0.Introdução
1. Gestão das organizações com e sem fins lucrativos. Semelhanças e diferenças.
2. O Marketing nas organizações
2.1.Conceito e o seu objecto de intervenção
2.2.O seu papel na realização dos seus objectivos
2.3.A satisfação, a criação de valor para os seus beneficiários
2.4.O marketing enquanto processo de comunicação
2.5.O Marketing enquanto instrumento de melhoria do nível de bem-estar
3. Contabilidade e Finanças
3.1.A natureza desta dimensão nas organizações
3.2.A contabilidade financeira:
Introdução
Os principais fluxos reais e monetários
A Informação de índole contabilística na gestão das organizações
4. A contabilidade Analítica
4.1.A informação fornecida pela contabilidade analítica
4.2.A classificação dos custos na CA
4.3.A importância da CA na Gestão das Organizações
5. Avaliação de Projectos de Investimento
5.1.Os tipos de projectos e de investimentos
5.2.As ferramentas de apoio à decisão
5.3.Os métodos de avaliação de projectos
5.4.Os critérios de decisão
Bibliografia
Lisboa, J. , Coelho, A., Coelho, F. Almeida, F. e Martins, A. (2004), Introdução à
Gestão das Organizações, 2ª Ed., Vida Económica.
Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª Ed., Mc Graw Hill, Madrid
Métodos de Ensino
A disciplina sendo teórico-prática desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica das matérias, com discussão orientada sobre os problemas que envolve, recorrendo sempre que possível a exemplos e a análises sobre casos concretos.