Código: | GS1102 | Sigla: | PE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 23 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 26,00 |
Orientação Tutorial: | 13,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Conhecer as condições de emergência da Gerontologia. 2. Situar a Psicologia do Envelhecimento no quadro da teoria do desenvolvimento ao longo da vida. 3. Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano. 4. Conhecer as várias perspectivas teóricas que explicam o desenvolvimento na idade adulta, com enfoque na adultez tardia. 5. Conhecer os métodos de investigação utilizados para estudar as mudanças psicológicas (personalidade e cognição) relacionadas com o envelhecimento. Competências No final da unidade o aluno deve ser capaz de: 1. Reconhecer a Gerontologia como uma área científica e de aplicação pluridisciplinar. 2. Identificar, descrever e distinguir as principais abordagens e modelos que explicam o envelhecimento. 3. Identificar, descrever e distinguir as principais teorias psicológicas que explicam o envelhecimento. 4. Reconhecer e diferenciar os métodos de investigação usados no estudo das mudanças psicológicas relacionadas com a idade.
1. Condições de emergência da Gerontologia. 2. A Psicologia do Envelhecimento. 3. Conceitos e critérios de velhice: cronológico, físico, social, psicológico. 4. Conceitos de envelhecimento: 4.1. Envelhecimento primário e secundário. 4.2. Envelhecimento normal e patológico. 4. Teorias do envelhecimento: 4.1. Teorias biológicas: genéticas, celulares, sistémicas, dos acontecimentos biológicos vitais. 4.2. Teorias psicológicas: teorias do desenvolvimento, do ciclo vital, da actividade e da continuidade. 4.3. Teorias da actividade versus do desligamento (desvinculação). 4.4. Teoria do envelhecimento óptimo ou bem sucedido, o modelo de selecção, optimização, compensação. 4.5. Teoria do envelhecimento activo. 5. Métodos de investigação utilizados para estudar as mudanças psicológicas (personalidade e cognição) relacionadas com o envelhecimento.
Bengston, V. & Schaie, K. (1999) ;Handbook of Theories of Aging, NY: Springer Publishing Company |
Fernández-Ballesteros, R. (2000);Gerontologia Social, Madrid: Pirámide. |
Fonseca, A. M. (2004);O Envelhecimento. Uma abordagem psicológica, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. |
Feldman, R. S. (2001);Compreender a psicologia, Amadora, Portugal: McGraw-Hill. |
Paúl, C., & Fonseca, A. M. (2001);Psicossociologia da saúde, Lisboa: Climepsi Editores. |
Birren, J. & Schaie (2001);Handbook of the psychology of aging, San Diego: Academic Press. |
Fontaine, R. (2000);Psicologia do envelhecimento, Lisboa: Climepsi Editores. |
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca
A) Aulas teóricas. B) Leitura de livros e artigos e comentário dos mesmos. C) Realização de trabalhos individuais escritos. E) Reflexão em grupo a partir de questões suscitadas pelo estágio.
Os alunos em avaliação distribuída terão que frequentar pelo menos 75% das aulas.
A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam. Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.
Trabalho individual: é de realização obrigatória para os alunos que optem pela avaliação distribuída. É previamente aprovado e apoiado pela docente nas aulas de orientação tutorial e no horário de atendimento. O trabalho deve ser entregue em suporte electrónico e enviado para o e-mail da docente, até ao dia da última aula do mês de Dezembro.
O horário de atendimento aos alunos deve ser utilizado para esclarecer todas as dúvidas que se coloquem. Havendo incompatibilidade pode marcar-se outro horário (a combinar caso a caso).