Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas
Ocorrência: 2010/11 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TurmaU1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos.
2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem e contactarem projectos de animação sociocultural nas suas comunidades, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.
Programa
Programa
1. O conceito de animação sociocultural.
1.1. A noção de cultura: cultura e biologia.
1.2. Cultura e culturas: cultura dominante, cultura de massas, cultura popular.
1.3. Democratização cultural e democracia popular.
2. Objectivos da animação sociocultural.
3. Áreas de aplicação da animação sociocultural, segundo os Ciclos de Vida.
4. Meios de desenvolvimento da animação sociocultural.
5. Animação sociocultural para idosos.
5.1. Os idosos como realidade social e educativa.
5.2. Os objectivos da animação sociocultural para idosos.
5.3. Os meios para a animação sociocultural para idosos.
Bibliografia Principal
Fernandéz, J.V.M. (2000).;Programas de animacíon sociocultural. Três instrumentos para su diseno y evaluation., Madrid: Narcea Ediciones. |
Lipovetsky, G., Serroy, J. (2000).;A cultura-mundo. resposta a uma sociedade desonrientada., Lisboa: Edicões 70. |
Lourenço, E. (1999).;O Esplendor do Caos., Lisboa: Gradiva. Cap.: "A cultura na era da mundialização). |
Animação de idosos. |
Ehrlich, P.R. (2000);Human Nature. Genes, Cultures, and the Human Prospect., New York: Penguin Books. Pps. 62-67. |
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget. |
Cuche, D. (2001);La notion de culture dans les sciences sociales., Paris: La Découvert. |
Giddens, A. (1997).;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cap. 2: "Cultura e Sociedade". |
Amyot, J.-J. (2008);Travailler auprès dês personnes ãgées., Paris: Dunod. |
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson. |
Hartweg, C., Zehnder, G.;Animateurs et animation en établissements pour personne âgées., Ramonville Saint-Agne: Éditions érès. |
Bibliografia Complementar
Hall, E.T. (11994).;A linguagem silenciosa., Lisboa: Relógio D'Água. |
Hall, E.T. (1986).;A dimensão oculta., Lisboa: Relógio D'Água. |
Lopes, M.S. (2008).;Animação sociocultural em Portugal., Amarante: Intervenção - Associação para a Promoção e divulgação Cultural. |
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea. |
Jacob, L. (2008).;Animação de idosos., Porto: Âmbar. |
Métodos de Ensino
Aulas expositivas.
Aulas de análise e comentário de textos, e do trabalho de campo dos alunos sobre a observação de projectos de animação sociocultural na comunidade.
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: um trabalho escrito sobre a observação de projectos de animação sociocultural + um teste.
Ponderação: trabalho – 45%; teste – 45%; participação activa – 10%.
2. Exame Final.
Ponderação: 100%