• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1104

Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas


Código: GS1104    Sigla: ASC1

Ocorrência: 2010/11 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 12,00
Laboratoriais: 24,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos. 2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem e contactarem projectos de animação sociocultural nas suas comunidades, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.

Programa

Programa 1. O conceito de animação sociocultural. 1.1. A noção de cultura: cultura e biologia. 1.2. Cultura e culturas: cultura dominante, cultura de massas, cultura popular. 1.3. Democratização cultural e democracia popular. 2. Objectivos da animação sociocultural. 3. Áreas de aplicação da animação sociocultural, segundo os Ciclos de Vida. 4. Meios de desenvolvimento da animação sociocultural. 5. Animação sociocultural para idosos. 5.1. Os idosos como realidade social e educativa. 5.2. Os objectivos da animação sociocultural para idosos. 5.3. Os meios para a animação sociocultural para idosos.

Bibliografia Principal

Fernandéz, J.V.M. (2000).;Programas de animacíon sociocultural. Três instrumentos para su diseno y evaluation., Madrid: Narcea Ediciones.
Lipovetsky, G., Serroy, J. (2000).;A cultura-mundo. resposta a uma sociedade desonrientada., Lisboa: Edicões 70.
Lourenço, E. (1999).;O Esplendor do Caos., Lisboa: Gradiva. Cap.: "A cultura na era da mundialização).
Animação de idosos.
Ehrlich, P.R. (2000);Human Nature. Genes, Cultures, and the Human Prospect., New York: Penguin Books. Pps. 62-67.
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget.
Cuche, D. (2001);La notion de culture dans les sciences sociales., Paris: La Découvert.
Giddens, A. (1997).;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cap. 2: "Cultura e Sociedade".
Amyot, J.-J. (2008);Travailler auprès dês personnes ãgées., Paris: Dunod.
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson.
Hartweg, C., Zehnder, G.;Animateurs et animation en établissements pour personne âgées., Ramonville Saint-Agne: Éditions érès.

Bibliografia Complementar

Hall, E.T. (11994).;A linguagem silenciosa., Lisboa: Relógio D'Água.
Hall, E.T. (1986).;A dimensão oculta., Lisboa: Relógio D'Água.
Lopes, M.S. (2008).;Animação sociocultural em Portugal., Amarante: Intervenção - Associação para a Promoção e divulgação Cultural.
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea.
Jacob, L. (2008).;Animação de idosos., Porto: Âmbar.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas. Aulas de análise e comentário de textos, e do trabalho de campo dos alunos sobre a observação de projectos de animação sociocultural na comunidade.


Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: um trabalho escrito sobre a observação de projectos de animação sociocultural + um teste. Ponderação: trabalho – 45%; teste – 45%; participação activa – 10%. 2. Exame Final. Ponderação: 100%