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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos I


Código: GS1105    Sigla: PGSI1
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2010/11 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 24 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Suzete dos Santos Gonçalves   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina no contexto da licenciatura: 1. Promover o conhecimento das grandes áreas, dos principais conceitos e de alguns instrumentos de análise e de intervenção, ao nível do planeamento e da gestão das organizações em geral. 2. Identificar os aspectos específicos do planeamento e da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos, tenham ou não fins lucrativos.• 3. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.• Objectivos específicos da disciplina: 1- Contribuir para o reconhecimento da importância do planeamento e da gestão, no desempenho das organizações, no que respeita à sua eficácia, eficiência e à qualidade dos serviços prestados. 2. Promover a compreensão, e identificar as vantagens da utilização, de alguns instrumentos de planeamento e de gestão organizações prestadoras de serviços a idosos 3. Iniciar a criação de competência no domínio do planeamento e da gestão de organizações prestadoras de serviços a idosos, quer ao nível estratégico quer operacional.

Programa

Conteúdos Programáticos 1.Introdução 1.1.Os aspectos gerais das empresas 1.2.A gestão. Sua evolução e principais teorias organizacionais. Escola clássica - A Gestão científica do trabalho -A Teoria Geral da Administração - A Teria Burocrática das organizações Escola comportamental ou das relações humanas - Estudos de Hawthorne - Teorias da Motivação e liserança Escola quantitativa A abordagem sistémica e contingencial As perspectivas contemporâneas - A Gestão para a Qualidade Total 2. As Áreas Fundamentais da Gestão 2.1. O planeamento e a gestão estratégica. 2.2. A estrutura das organizações. 2.3. A direcção, motivação e liderança. 2.4. A gestão dos recursos humanos. 2.5. A avaliação do desempenho e o controlo Bibliografia Carvalho, João M. S., Organizações Não Lucrativas – Aprendizagem Organizacional, Orientação de Mercado, Planeamento Estratégico e Desempenho, Edições Sílabo, 2005. Drucker, Peter F., As Organizações Sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997. Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F., (dir), Martins, A., (org.), Introdução à Gestão de Organizações, 2004. Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª Ed., Mc Graw Hill, Madrid

Bibliografia Principal

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F., (dir), Martins, A., (org.), ;Introdução à Gestão de Organizações, Vida Económica , 2004
Sebastião Teixeira;Gestão das Organizações, Mc Graw Hill, 2005

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações Não Lucrativas.Aprendizagem Organizacional, Orientação de Mercado, Planeamento Estratégico e Desempenho , Edições Sílabo, 2005
F. Peter Drucker;As Organizações Sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997

Métodos de Ensino

Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação sempre que possível de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais nesta área de actividade.


Avaliação Contínua

As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor. A avaliação distribuída será baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes . O primeiro versará sobre o ponto 1.e 2. da matéria e o segundo sobre o ponto 3. A avaliação final e de recurso versarão sobre a totalidade da matéria.

Avaliação Final

Na avaliação distribuída a nota final resultará da média dos dois testes