Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos I
Ocorrência: 2010/11 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TurmaU1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Objectivos da disciplina no contexto da licenciatura:
1. Promover o conhecimento das grandes áreas, dos principais conceitos e de alguns instrumentos de análise e de intervenção, ao nível do planeamento e da gestão das organizações em geral.
2. Identificar os aspectos específicos do planeamento e da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos, tenham ou não fins lucrativos.•
3. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.•
Objectivos específicos da disciplina:
1- Contribuir para o reconhecimento da importância do planeamento e da gestão, no desempenho das organizações, no que respeita à sua eficácia, eficiência e à qualidade dos serviços prestados.
2. Promover a compreensão, e identificar as vantagens da utilização, de alguns instrumentos de planeamento e de gestão organizações prestadoras de serviços a idosos
3. Iniciar a criação de competência no domínio do planeamento e da gestão de organizações prestadoras de serviços a idosos, quer ao nível estratégico quer operacional.
Programa
Conteúdos Programáticos
1.Introdução
1.1.Os aspectos gerais das empresas
1.2.A gestão. Sua evolução e principais teorias organizacionais.
Escola clássica
- A Gestão científica do trabalho
-A Teoria Geral da Administração
- A Teria Burocrática das organizações
Escola comportamental ou das relações humanas
- Estudos de Hawthorne
- Teorias da Motivação e liserança
Escola quantitativa
A abordagem sistémica e contingencial
As perspectivas contemporâneas
- A Gestão para a Qualidade Total
2. As Áreas Fundamentais da Gestão
2.1. O planeamento e a gestão estratégica.
2.2. A estrutura das organizações.
2.3. A direcção, motivação e liderança.
2.4. A gestão dos recursos humanos.
2.5. A avaliação do desempenho e o controlo
Bibliografia
Carvalho, João M. S., Organizações Não Lucrativas – Aprendizagem Organizacional, Orientação de Mercado, Planeamento Estratégico e Desempenho, Edições Sílabo, 2005.
Drucker, Peter F., As Organizações Sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997.
Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F., (dir), Martins, A., (org.), Introdução à Gestão de Organizações, 2004.
Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª Ed., Mc Graw Hill, Madrid
Bibliografia Principal
Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F., (dir), Martins, A., (org.), ;Introdução à Gestão de Organizações, Vida Económica , 2004 |
Sebastião Teixeira;Gestão das Organizações, Mc Graw Hill, 2005 |
Bibliografia Complementar
João Carvalho;Organizações Não Lucrativas.Aprendizagem Organizacional, Orientação de Mercado, Planeamento Estratégico e Desempenho , Edições Sílabo, 2005 |
F. Peter Drucker;As Organizações Sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997 |
Métodos de Ensino
Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação sempre que possível de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais nesta área de actividade.
Avaliação Contínua
As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor.
A avaliação distribuída será baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes . O primeiro versará sobre o ponto 1.e 2. da matéria e o segundo sobre o ponto 3.
A avaliação final e de recurso versarão sobre a totalidade da matéria.
Avaliação Final
Na avaliação distribuída a nota final resultará da média dos dois testes