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Sociologia do Envelhecimento II


Código: GS1201    Sigla: SE2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 30 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 12,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marielle Christine Gros   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marielle Christine Gros   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender que o aumento do peso relativo dos idosos nas sociedades europeias, em particular a relação inactivos/activos, tem impacto no sistema económico e exerce pressão para alterar a lógica de gestão das idades e dos tempos sociais herdada da sociedade industrial. Desconstruir a ideia de que a contracção das reformas é uma necessidade imposta pelo aumento do volume de população idosa, demonstrando que a população activa decresce em função da internacionalização das empresas e da inovação tecnológica e que as receitas do Estado diminuem por força do aumento do desemprego e da desregulação dos compromissos fiscais das empresas. Compreender que o modelo de gestão das idades segundo três tempos de vida rigidamente separados só integra os idosos se o Estado Social proporcionar reformas que protejam da pobreza. Entender que as relações de competição e conflito entre gerações são indissociáveis das desigualdades no acesso aos recursos económicos indispensáveis à sobrevivência

Programa

1. O envelhecimento na Economia: efeitos macro/micro económicos 2. Envelhecimento e recomposição das relações entre Estado e economia: Estado não é piloto da economia, fragilizando o seu papel na coesão social; papel legislativo na ampliação do poder do capital financeiro; política financeira favorável aos interesses de certas fracções do capital, por via da diminuição de impostos sobre o capital e de um clima de austeridade propício à redução das despesas de protecção social 3. Perspectivas sociológicas da estratificação etária: papéis/expectativas sociais das diversas idades: desigualdades de oportunidades; explicação da estratificação etária: abordagens estruturo-funcionalista, do conflito, da teoria da modernização; modelo cultural de definição das idades na sociedade industrial: separação entre educação/ trabalho/reforma na organização do percurso de vida; sistemas de reforma e contrato tácito entre as gerações; reforma e estandardização do ciclo de vida na sociedade industrial

Bibliografia Principal

Anne-Marie Guillemard, “Uma nova solidariedade entre as idades e as gerações numa sociedade de longevidade”, in Serge Paugam, org., Repenser la solidarité. L’apport des sciences sociales, PUF, Paris, 2007
I. Grande Esteban, “Economía e vejez”, in R. Fernández-Ballesteros, Gerontologia Social, Madrid, Ed. Pirámide, 2000
M.C. Gros, “Quando o capital financeiro lança o ataque ao Estado social”, in J.M. Pinto e V. B. Pereira, (org), Pierre Bourdieu. A teoria da prática e a construção da sociologia em Portugal, Porto, Afrontamento, 2007
D.B. Brinkerhoff, L.K. White;Sociology, St Paul, West Publishing Company, 1991
FMI;Perspectivas de la economia mundial. Nota complementaria 3. El envejecimiento de la población: analisis para cuantificar sus repercusiones macro-econoómicas a largo plazo, 1990
Z. Bauman, Trabajo, consumismo e nuevos pobres, Barcelona, Gedisa, 2000

Métodos de Ensino

O ensino incentiva a reflexão na base do lançamento de questões relativas aos textos de apoio da disciplina, sempre na perspectiva de desconstruir ideias-feitas e de provocar polémica entre os pontos de vista do senso comum, inclusive do institucional, e as abordagens dos investigadores. Através da resposta escrita a perguntas lançadas pelo docente, nas aulas de orientação tutorial, os alunos aprendem a ler, a interpretar e a resumir os conteúdos contidos nos textos de apoio. Procura-se, deste modo, facilitar o desenvolvimento das competências de escrita.


Avaliação Contínua

A avaliação distribuída comporta a elaboração de dois trabalhos individuais sobre a alteração do papel do Estado em matéria de regulação social e as perspectivas sociológicas da estratificação etária (50%), a realização de um teste final (50%).

Avaliação Final

Avaliação distribuída: 2 trabalhos individuais (50%) + um teste final (50%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

3ª feira: das 14h às 15h30; 5ª feira: das 10h às 12h 6ª feira: das 18h30 às 20h30 e-mail: marielle.gros@isssp.pt