Código: | GS1203 | Sigla: | PO2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 35 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 26,00 |
Orientação Tutorial: | 13,00 |
Docência - Horas
|
Português
Compreender a organização como sistema social e como sistema inserido na cultura de uma sociedade, de uma região, de uma profissão ou profissões e, simultaneamente, como uma realidade cultural em si mesma - em virtude de trabalharem juntas, as pessoas elaboram regras, valores e práticas coerentemente admitidos para gerir as suas relações de solidariedade, de entre-ajuda e também de conflito, as suas relações de complementaridade técnica e de autoridade, de formação e informação, de controlo e avaliação Compreender e identificar os elementos constitutivos de uma cultura organizacional, seus efeitos sobre a organização e como se formam e evoluem as culturas organizacionais; Compreender que há culturas organizacionais – centradas no cliente e na qualidade dos serviços que lhe são prestados e no investimento, confiança e respeito pelas pessoas que trabalham - que potenciam uma melhor performance organizacional, com reflexos na satisfação dos utilizadores e dos profissionais.
1. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas 2. Estruturas organizacionais tipo e o seu potencial analítico para melhor se compreenderem as organizações complexas que existem na realidade 3. Cultura organizacional: o que é? 3.1 Organização: ter e/ou ser cultura 3.2 A cultura organizacional: uma nova variável da gestão das organizações 4. As componentes da cultura organizacional: projecto e missão organizacionais; valores, crenças e suportes simbólicos da cultura; imaginário e identidade 5. As funções da cultura 6. A formação da cultura 6.1 Processos sociodinâmicos que fomentam a coesão e a partilha nos grupos humanos 6.2 Processos de liderança 6.3 Processos de aprendizagem através da experiência 6.4 Cultura burocrática e cultura de serviço: dois exemplos de cultura organizacional com influências muito distintas quanto à capacidade das organizações sociais prestarem um serviço de qualidade aos idosos
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das organizações, MacGraw-Hill, LIsboa, 2001 |
Gomes, A. Duarte,;«Cultura: uma metáfora paradigmática no contexto organizacional», Psicologia, (1994), IX, 3: 279-294 |
Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, LIsboa, 2001 |
Sainsaulieu, Renaud;Sociologia da empresa. Organização, cultura e desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa, 2001 |
Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e solicitação da participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades com um carácter mais prático, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de dados (descrições) sobre organizações concretas; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, para esclarecimento de dúvidas, quando solicitada pelos alunos;
Avaliação distribuída com exame final - realização de duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame no final.
Média das classificações das duas provas.
- os alunos inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, o que equivale a 10 aulas no 1º semestre e 11 no segundo; - só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 minutos de tolerância. Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transporte ou outras devem ser analisadas e justificadas em cada caso com a docente; - não é permitida a utilização de telemóveis durante as aulas;