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Psicossociologia das Organizações II


Código: GS1203    Sigla: PO2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 35 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 26,00
Orientação Tutorial: 13,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender a organização como sistema social e como sistema inserido na cultura de uma sociedade, de uma região, de uma profissão ou profissões e, simultaneamente, como uma realidade cultural em si mesma - em virtude de trabalharem juntas, as pessoas elaboram regras, valores e práticas coerentemente admitidos para gerir as suas relações de solidariedade, de entre-ajuda e também de conflito, as suas relações de complementaridade técnica e de autoridade, de formação e informação, de controlo e avaliação Compreender e identificar os elementos constitutivos de uma cultura organizacional, seus efeitos sobre a organização e como se formam e evoluem as culturas organizacionais; Compreender que há culturas organizacionais – centradas no cliente e na qualidade dos serviços que lhe são prestados e no investimento, confiança e respeito pelas pessoas que trabalham - que potenciam uma melhor performance organizacional, com reflexos na satisfação dos utilizadores e dos profissionais.

Programa

1. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas 2. Estruturas organizacionais tipo e o seu potencial analítico para melhor se compreenderem as organizações complexas que existem na realidade 3. Cultura organizacional: o que é? 3.1 Organização: ter e/ou ser cultura 3.2 A cultura organizacional: uma nova variável da gestão das organizações 4. As componentes da cultura organizacional: projecto e missão organizacionais; valores, crenças e suportes simbólicos da cultura; imaginário e identidade 5. As funções da cultura 6. A formação da cultura 6.1 Processos sociodinâmicos que fomentam a coesão e a partilha nos grupos humanos 6.2 Processos de liderança 6.3 Processos de aprendizagem através da experiência 6.4 Cultura burocrática e cultura de serviço: dois exemplos de cultura organizacional com influências muito distintas quanto à capacidade das organizações sociais prestarem um serviço de qualidade aos idosos

Bibliografia Principal

Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das organizações, MacGraw-Hill, LIsboa, 2001
Gomes, A. Duarte,;«Cultura: uma metáfora paradigmática no contexto organizacional», Psicologia, (1994), IX, 3: 279-294
Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, LIsboa, 2001
Sainsaulieu, Renaud;Sociologia da empresa. Organização, cultura e desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa, 2001

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e solicitação da participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades com um carácter mais prático, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de dados (descrições) sobre organizações concretas; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, para esclarecimento de dúvidas, quando solicitada pelos alunos;


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com exame final - realização de duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame no final.

Avaliação Final

Média das classificações das duas provas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- os alunos inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, o que equivale a 10 aulas no 1º semestre e 11 no segundo; - só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 minutos de tolerância. Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transporte ou outras devem ser analisadas e justificadas em cada caso com a docente; - não é permitida a utilização de telemóveis durante as aulas;