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Animação Sócio-Cultural II: Recurso para o Desenvolvimento...


Código: GS1204    Sigla: ASC2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 27 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Teóricas: 12,00
Laboratoriais: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos de ASC para idosos existentes, como desenvolvimento social e comunitário.

Programa

1. Desenvolvimento social e comunitário. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. 2. A associação, o actor colectivo e a organização comunitária. 3. Etapas do processo de intervenção em organização comunitária, no domínio das pessoas idosas: a) Preparação da intervenção; b) Realização da intervenção; c) Avaliação da intervenção. 4. A animação sociocultural para idosos e o desenvolvimento social e comunitário. a) o papel dos centros comunitários, b) as Cidades Educadoras; c) a Cidade Amiga do Idoso.

Bibliografia Principal

Bauman, Z.;Confiança e medo na cidade. , Lisboa: Relógio d'Água, 2006
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003
Bertin, G., et al.;Développement local et intervention sociale. , Paris: L'Harmattan, 2003
WHO;Age-Friendly Environments Programme. , http://www.who.int/ageing/age_friendly_cities/en/index.html
Monteiro, A.;Associativismo e novos laços sociais., Coimbra: Quarteto, 2004
Duperré, M.;L’organisation communautaire. La mobilisation des acteurs collectives. , Sainte-Foy: Presses de L’Université Laval., 2004
Marques, A. P., Moreira, R.;Cidades Educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. , Actas do X congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. Universidade do Minho. ISBN-978-972-8746-71-1. http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t5/t5c125.pdf, 2009
Caballo, Vilar, MB;A cidade educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal., Lisboa: Instituto Piaget., 2001

Observações Bibliográficas

No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: (1)dois testes de avaliação de conhecimentos ou (2) um trabalho individual e um teste. Avaliação final: um teste de avaliação de conhecimentos no final do semestre.