Código: | GS1204 | Sigla: | ASC2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 27 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 12,00 |
Laboratoriais: | 26,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos de ASC para idosos existentes, como desenvolvimento social e comunitário.
1. Desenvolvimento social e comunitário. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. 2. A associação, o actor colectivo e a organização comunitária. 3. Etapas do processo de intervenção em organização comunitária, no domínio das pessoas idosas: a) Preparação da intervenção; b) Realização da intervenção; c) Avaliação da intervenção. 4. A animação sociocultural para idosos e o desenvolvimento social e comunitário. a) o papel dos centros comunitários, b) as Cidades Educadoras; c) a Cidade Amiga do Idoso.
Bauman, Z.;Confiança e medo na cidade. , Lisboa: Relógio d'Água, 2006 |
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003 |
Bertin, G., et al.;Développement local et intervention sociale. , Paris: L'Harmattan, 2003 |
WHO;Age-Friendly Environments Programme. , http://www.who.int/ageing/age_friendly_cities/en/index.html |
Monteiro, A.;Associativismo e novos laços sociais., Coimbra: Quarteto, 2004 |
Duperré, M.;L’organisation communautaire. La mobilisation des acteurs collectives. , Sainte-Foy: Presses de L’Université Laval., 2004 |
Marques, A. P., Moreira, R.;Cidades Educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. , Actas do X congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. Universidade do Minho. ISBN-978-972-8746-71-1. http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t5/t5c125.pdf, 2009 |
Caballo, Vilar, MB;A cidade educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal., Lisboa: Instituto Piaget., 2001 |
No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.
Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: (1)dois testes de avaliação de conhecimentos ou (2) um trabalho individual e um teste. Avaliação final: um teste de avaliação de conhecimentos no final do semestre.