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Estágio II


Código: GS1207    Sigla: E2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU1

Seminário: 45,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Maria Rita Teles Rodrigues   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Adquirir conhecimentos actualizados acerca das políticas de protecção da população idosa em Portugal - Compreender os principais objectivos, regras de funcionamento e problemas sociais aos quais as instituições visam responder - Conhecer e implementar metodologias de avaliação da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos em situação de fragilidade - Desenvolver planos de desenvolvimento individuais e grupais, sustentados em diagnósticos psicossociais da população em estudo e na reflexão crítica da oferta proporcionada aos idosos, em matéria de estímulos culturais - Desenvolver a criatividade necessária para investir na criação de dispositivos de acção que levem os idosos a participarem nas dinâmicas institucionais e a perpetuar a curiosidade e o interesse pelas coisas da vida - Saber potenciar a favor dos idosos dinâmicas que favoreçam a autonomia e o reforço das sociabilidades - Saber avaliar o estado funcional e o comprometimento cognitivo do idoso através de instrumentos adequados

Programa

1. Isolamento social e perda de autonomia dos idosos 1.1 O isolamento dos idosos enquanto problema social 1.2 Factores sociais na génese da solidão e isolamento social dos idosos nas sociedades contemporâneas 1.3 Preservação da autonomia dos idosos: reflexão teórica em torno dos conceitos de dependência, fragilidade e independência 1.4 Os riscos quotidianos e as dificuldades acrescidas dos indivíduos em situação de perda de autonomia 1.5 Redes sociais de apoio – cuidados formais versus cuidados informais 2. Políticas sociais para o envelhecimento 2.1 Sistemas de protecção social e de saúde em Portugal 2.2 Respostas sociais, equipamentos e serviços destinados aos idosos 2.3 Modalidades de funcionamento e condições de acesso aos diversos tipos de equipamentos 3. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social 3.1 Avaliação funcional e cognitiva dos idosos 3.2 Síntese dos principais problemas da população em estudo 3.3 Intervenções individualizadas e grupais como estratégia de resposta aos problemas

Métodos de Ensino

Na continuidade da filosofia adoptada no primeiro semestre, pretende-se que a metodologia seja activa e o mais possível centrada nos desafios e problemas concretos que emergem dos contextos empíricos, constituindo-se esta estratégia como uma via para aprender a articular saberes teóricos e acção. Partindo-se da exposição teórica de conteúdos, pretende-se que os alunos assumam papéis activos reflectindo sistematicamente sobre os problemas e as práticas e as práticas profissionais nos vários contextos institucionais, estimulando-se a realização de dinâmicas grupais, sessões de brainstorming e role playing. A avaliação contínua assume-se como a estratégia mais adequada a este tipo de aprendizagens e assenta em elementos como a participação nas aulas, os diários de campo, fichas de leitura, desempenho no estágio e relatório final.


Avaliação Final

Serão critérios de avaliação de Estágio: Capacidade de interacção com outros técnicos e grau de participação em tarefas conjuntas; Relatos das orientadoras locais, relativos ao desempenho dos alunos, através das reuniões desenvolvidas em cada contexto de estágio; Capacidade interpessoal no contacto com os utentes e na construção de estratégias de apoio; Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de orientação de estágio; Capacidade de desenvolvimento e operacionalização do projecto de estágio, que inclui a capacidade pessoal de organização do tempo, de ultrapassar constrangimentos, responsabilidade nos compromissos assumidos e eficácia da sua intervenção, tanto em relação à realização de tarefas profissionais concretas junto da população-alvo, como à capacidade para propôr formas de intervenção inovadoras em função do diagnóstico; Qualidade dos registos de campo sobre observações efectuadas e outros documentos pesquisados ou produzidos que integram o dossier da disciplina A avaliação das disciplinas de Estágio I e II será o resultado das seguintes ponderações: - 50% da nota reporta-se ao desempenho demonstrado no trabalho de terreno - 50% da nota centrar-se-á na realização de trabalho escrito e/ou oral apresentado em sessão de Estágio

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O horário de atendimento da docente da disciplina é à 2ª feira, das 15,30 horas às 18,30 horas.