Código: | GS2102 | Sigla: | PE3 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 22 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 19,50 |
Orientação Tutorial: | 13,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Adquirir e integrar os conceitos necessários à compreensão do desenvolvimento da família, com enfoque na adultez tardia. 2. Conhecer as modelos teóricos sobre os maus tratos a idosos. 3. Compreender os princípios subjacentes ao modelo do envelhecimento bem sucedido. 4. Adquirir conhecimentos sobre a sobrecarga dos cuidadores. 5. Aplicar os conceitos e teorias psicológicas que explicam o desenvolvimento na idade adulta tardia. Competências: No final da unidade o aluno deve ser capaz de: 1. Identificar as características dos estádios de desenvolvimento da família. 2. Reconhecer os factores de risco para a sobrecarga dos cuidadores. 3. Descrever e distinguir as teorias explicativas dos maus tratos a idosos. 4. Distinguir e compreender os pressupostos do modelo do envelhecimento bem sucedido. 5. Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre as teorias abordadas em Psicologia do Envelhecimento.
1. A pessoa idosa e a família 1.1 Os estádios de desenvolvimento da família 1.2 Relações intergeracionais: relação dos filhos adultos com os pais idosos; relações avós/netos 1.2 As questões da autonomia versus dependência (na velhice, como equilibrar as necessidades de cuidados com as de autonomia) 1.3 A sobrecarga dos cuidadores: definição do conceito; factores de risco e de protecção em relação à sobrecarga 2. Idosos e maus-tratos 2.1 Definição do conceito abuso e maus tratos 2.2 Tipos de abusos: físico, emocional, sexual, abandono, negligência, auto-negligência, violência de direitos e violência com medicamentos 2.3 Caracterização de cada um dos abusos 2.4 Prevalência dos abusos 2.5 Factores de risco e de protectores para os abusos: na família, nas instituições 2.6 Teorias explicativas dos maus tratos: modelo do stress situacional, modelo da violência intergeracional, modelo da violência recíproca, modelo da psicopatologia do abusador e modelo da interacção social 3. Envelhecimento bem sucedido 3.1 Os conceitos de variabilidade inter-individual e de plasticidade intra-individual 3.2 Critérios para um envelhecimento de sucesso 3.3 Estratégias para um envelhecimento de sucesso 3.4 O princípio de optimização selectiva com compensação 3.5 O Estudo do Desenvolvimento na Adultez (The Study of Adult Development): objectivos, amostra, metodologia, técnicas de colheita de dados e principais resultados.
Baltes, P. B., & Baltes, M. M. (1990);Psychological perspectives on successful aging: The model of selective optimization with compensation. In P. B. Baltes & M. M. Baltes (Eds). Successful aging: A psychological model (pp.1-27). , Cambridge: Cambridge University Press. |
Muñoz Tortosa, J. (2004);Personas Mayores y Malos Tratos, Madrid: Pirámide. |
Relvas, A. P. (1996);O ciclo vital da família: Perspectiva sistémica, Porto: Edições Afrontamento. |
http://www.theatlantic.com/doc/200906/happiness |
Paúl, C. & Martin, I. (2003);Caregiver burden. In. R. Fernandez - Ballesteros (Ed.), Encyclopedia of psychological assessment, vol 1 (pp.161-164), London: Sage. |
Wilber, K. e McNeillY, D. (2001);Elder abuse and victimization. In J. Birren e K. Schaie (Eds), Handbook of the Psychology of Aging (5ª ed) (pp.569-580), San Diego: Academic Press. |
Wolf, S.R. (1998/ 2007);Domestic Elder Abuse and Neglect. In I. H. Nordhus, G R. Vandenbos, S. Berg & P. Fromholt (Ed.), Clinical Geropsychology (161 - 165). , Washington: American Psychological Association. |
As obras indicadas na bibliografia estão disponíveis na Biblioteca do ISSSP. As obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se toda a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).
Aulas teóricas. Reflexão a partir da leitura de artigos e livros e de situações suscitadas pela prática. Realização dum trabalho individual.
É exigida a presença em pelo menos 75 % das aulas realizadas para os alunos que optem pela avaliação distribuída.
A nota final dos alunos que optem pela avaliação distribuída resultará dos seguintes elementos: 1 teste individual escrito e 1 trabalho individual (teste + trab /2). O teste é constituído por perguntas V/F e de opção (resposta múltipla), nas quais os erros descontam. Nota do exame para os alunos que optarem pela avaliação final. O exame final inclui perguntas V/F e de escolha múltipla (nas quais os erros descontam), de resposta breve e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.
Trabalho individual de síntese do artigo What makes us happy? Deseja-se uma integração dos conteúdos teóricos abordados em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2. Realiza-se nas aulas de orientação tutorial. Deve ser entregue até à última aula do mês de Dezembro.