Código: | GS2105 | Sigla: | PGSI3 | |
Áreas Científicas: | Gestão |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 22 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 37,50 |
Docência - Horas
|
Português
1.Completar a formação, no domínio do planeamento e gestão de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que vivem as organizações prestadoras daquele tipo de serviços . 2. Demonstrar a importancia do planeamento e do acompanhamento das variáveis económicas e financeiras nas organizações prrestadoras de serviçois, mesmo que sem fins lucrativos. 3. Sensibilizar para a importância de um sistema de informação fiável e regular com indicadores económico financeiros.
0. Introdução 1. A produção e a organização empresarial 1.1.Os aspectos gerais da empresa 1.2.A produção e a organização empresarial 1.3Análise económica de custos 2. A Gestão das organizações com e sem fins lucrativos. 2.1.Semelhanças e diferenças. 2.2. A especificidade económica das organizações sem fins lucrativos. 3. O Marketing nas organizações 3.1. Conceito e o seu objecto de intervenção 3.2. O seu papel na realização dos seus objectivos 3.3. A criação de valor para os seus beneficiários 3.4. O marketing enquanto processo de comunicação 3.5. O Marketing enquanto instrumento de melhoria do nível de bem-estar 4. A Contabilidade e as Finanças nas empresas 4.1. A natureza desta dimensão nas organizações 4.2. A contabilidade financeira: Introdução Os principais fluxos reais e monetários A Informação de índole contabilística na gestão das organizações 5. A Contabilidade Analítica 5.1. A informação fornecida pela contabilidade analítica 5.2. A classificação dos custos na contabilidade Analítica 5.3. A importância da contabilidade analítica na Gestão. 6. Avaliação de Projectos de Investimento 6.1.Os tipos de projectos de investimento 6.2.As ferramentas de apoio à decisão 6.3. Os métodos de avaliação de projectos 6.4. Os critérios de decisão Bibliografia Lisboa, J. , Coelho, A., Coelho, F. Almeida, F. e Martins, A. (2004), Introdução à Gestão das Organizações, 2ª Ed., Vida Económica. Samuelson, P.A e Nordhaus, W.D.(1998), Economia , 16ª Ed. Lisboa, McGraw Hill. Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª Ed., Mc Graw Hill, Madrid
A disciplina sendo teórico-prática desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica das matérias, com discussão orientada sobre os problemas que envolve, recorrendo sempre que possível a exemplos e a análises sobre casos concretos.
A Avaliação será distribuída e/ ou final . Ao longo do semestre decorrerão dois testes sobre a matéria leccionada em aula. No final do semestre decorrerá um exame de avaliação final.
A nota final da avaliação distribuída resultará da média aritmética dos dois testes. aplicam-se todas as regras previstas no regulamento sobre a avaliação de conhecimentos