Estágio III
Ocorrência: 2010/11 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TurmaU2
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
- Identificar os desafios que se colocam aos idosos quando transitam para a reforma, em sociedades marcadas pela centralidade do trabalho
- Reconhecer os seniores como indivíduos possuidores de saberes, experiência e capitais diversos e reconhecer a velhice como uma etapa da vida que pressupõe desenvolvimento pessoal e intelectual
- Conhecer as potencialidades e limitações de respostas sociais dirigidas à população sénior no pós-reforma, sobretudo os funcionamentos institucionais que contribuem para a relegação social na velhice
- Desenvolver a capacidade de integração numa instituição e numa equipa de trabalho, respeitando as normas das instituições e a sensibilidade dos diferentes agentes que nela participam
- Desenvolver competências de observação e escuta atenta dos seniores e demais participantes na instituição
- Desenvolver a capacidade de conceber dispositivos de acção que favoreçam a participação social dos seniores e o seu enriquecimento cultural e social
Programa
1. Desafios associados à transição à reforma
1.1 Transição demográfica e esperança de vida: da reforma-descanso à reforma-projecto, evolução das necessidades dos reformados
1.2 A reforma em sociedades dominadas pela centralidade do trabalho: ameaças e oportunidades
1.3 Enfraquecimento dos processos de transmissão intergeracional
1.4 Valorização da sabedoria e experiência dos seniores e preservação de sentimentos de utilidade social
2. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social
2.1 Recolha de informação com vista ao diagnóstico das necessidades dos idosos num dado concelho
2.2 Reflexão crítica sobre modos de funcionamento institucionais: separação entre dirigentes e associados; participação dos utilizadores na elaboração e avaliação dos programas de actividades; abertura ao trabalho em rede com instituições exteriores ao campo da velhice
2.3 Relacionamento e comunicação, escuta sensível e relação empática
Bibliografia Principal
Vega, J. L., Martínez., B.;Desarrollo Adulto y Envejecimiento,(cap.8. Relaciones Laborales y Sociales), Editorial Síntesis , 1995 |
Simões, A.;A Nova Velhice. Um Novo Público a Educar,(cap.4. Aposentação: um espaço de desenvolvimento pessoal; cap.6. Envelhecimento produtivo), Âmbar, 2006 |
Tomás, M. S.;Mayores, Actividad y Trabajo en el proceso de envejecimiento y jubilación: una aproximación psico-sociológica, Madrid: IMSERSO, 2001 |
Lalive d’Epinay, C.;La retraite et après ? Vieillesse entre science et conscience. Leçon d’adieu, Université de Genève : Centre Interfacultaire de Gérontologie et Département de Sociologie, Coll. Questions d’âge, nº 2, 2003 |
Martin, A. V. ;Gerontologia Educativa: Enquadramento Disciplinar para o Estudo e Intervenção Socioeducativo com Idosos, in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa , Instituto Piaget , 2007 |
Métodos de Ensino
Contrariando metodologias tradicionais e concepções de ensino que privilegiam a memorização acrítica, pretende-se que a metodologia de ensino aprendizagem seja activa e fomente a articulação permanente entre transmissão de conhecimentos e aplicação dos mesmos na análise e interpretação das situações da acção, organizando e controlando crítica e teoricamente as experiências de observação no terreno. A estimulação de debates, trabalhos de grupo e brainstorming favorecerão o exercício das competências de relacionamento e comunicação e serão objecto da avaliação contínua. Auto e hetero-avaliação relativa ao desempenho de estágio, diários de campo, fichas de leitura e relatório de estágio serão também elementos a considerar na avaliação desta unidade curricular.
Avaliação Final
A avaliação da disciplina de Estágio III será resultado das seguintes ponderações:
- 50% da nota reporta-se-á ao desempenho demonstrado no trabalho de terreno
- 50% da nota centrar-se-á na realização de trabalhos escritos realizados, destacando-se o relatório final sobre a experiência de estágio