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Animação Sócio-Cultural IV: Património Cultural...


Código: GS2204    Sigla: ASC4

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 21 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU2

Teóricas: 13,00
Laboratoriais: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Rafaela Neiva Ganga   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Rafaela Neiva Ganga   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina São quatro os objectivos fundamentais desta disciplina: a) Fornecer um conjunto de instrumentos de forma a capacitar os discentes para a promoção de sinergias entre prática interventiva de animação-sócio cultural e trabalho no terreno, na área da Gerontologia Social; b) Valorizar o trabalho em rede e parceria no domínio gerontológico no que respeita à animação sócio-cultural; c) Promover a aquisição de conhecimentos e competências do ponto de vista teórico que permitam: *operacionalizar projectos de produção de práticas profissionais na área gerontológica, compreendendo em si a animação sócio-cultural (enquanto componente fundamental do processo de cidadania activa e qualidade de vida do idoso) *valorizar as políticas sociais, culturais e educativas em geral, aplicando-as criativamente na área gerontológica. Competências a adquirir na disciplina a) Promover o envolvimento cívico do(a) idoso(a), por via da ligação afectivo-cognitiva ao objecto natural ou artístico, nomeadamente na conservação e preservação do património Natural ou Histórico; b) Constituir uma área de saberes e competências decisivos para gerar o enriquecimento relacional e cultural dos contextos de vida dos(as) idosos(as), assim como ampliar as suas oportunidades de desenvolvimento e participação social. c) Criar estruturas susceptíveis de gerar dinâmicas colectivas que suscitem a implicação da população mais idosa em actividades socialmente reconhecidas. d) Abordar os sentidos, contextos e práticas em que se pode hoje falar de “património” de modo a desenvolver uma visão crítica das ideologias e das políticas patrimoniais. e) Questionar a definição de património cultural e de obra de arte através da análise de estratégias de recepção de obras de arte contemporânea; f) Ultrapassar a divisão, arbitrária e artificial, entre alta e baixa cultura.

Programa

Programa 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: PATRIMÓNIO 1.1. Condições históricas em que surge e se desenvolve a noção, progressivamente mais abrangente, de “património”. Os diversos tipos de património. 1.2. Patrimonialização: o processo de constituição do património cultural/natural 2. INTERPRETAR O PATRIMÓNIO 2.1. Períodos temporais, estilos e suas características. Contexto histórico e significado. Ilustrações no campo da Arquitectura, Escultura ou Pintura. 2.2 Artes de fazer e de ser integradas no quotidiano. 3. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: TURISMO 3.1. Turismo e Lazer – perspectiva histórica 3.2. Turismo na actualidade – tendências no Turismo Sénior. 4. TURISMO E PATRIMÓNIO: A FUNÇÃO FUNDAMENTAL DO ROTEIRO 4.1. Preparar uma Saída 4.2. A construção do roteiro 4.3. A recepção

Métodos de Ensino

Privilegia-se uma metodologia activa e interrogativa que fomente a criatividade e a participação do(a) discente no desenvolvimento da prática pedagógica. Os dispositivos formativos visam a aquisição e mobilização de quadros conceptuais e metodológicos e a capacitação para a análise fundamentada de propostas concretas.


Avaliação Contínua

Para que o(a) discente possa manter na avaliação contínua deverão assistir a 80% do número total de aulas (Ponto 9 do Artigo 10º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos).

Avaliação Final

A avaliação terá um carácter formativo e de diagnóstico, procurando assegurar e certificar a aquisição de competências técnicas e de investigação prática.Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação. 1. Avaliação contínua Propõe-se uma metodologia tripartida, com os seguintes elementos: * Entrega de um portefólio no final do semestre, no qual constam todos os trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula (inclusive os diários de aula e o trabalho individual). Este deve ser enriquecido com trabalhos voluntários dos(as) discentes(10% ); * Elaboração de 3 diários de aula, em pares sobre uma temática escolhido pelos dos(as) discentes, entregues ao longo do semestre (60%); * Trabalho Individual de concepção de um roteiro de viagem (20%). * A assiduidade e a participação activa nas aulas serão consideradas na ponderação final da nota final (10%) 2. Exame Final * Realização de um exame escrito final (ponderação de 100% da nota final).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

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