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Intervenção Sistémica I


Código: GS3103    Sigla: IS1

Ocorrência: 2010/11 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU3

Laboratoriais: 22,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Camila Parada Barbosa Gesta   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A teoria sistémica permite a compreensão do fenómeno de resistência à mudança das famílias e dos grupos profissionais. Pretende-se aumentar a qualidade no relacionamento para com os idosos, quer da parte das famílias,e dos cuidadores

Programa

História da teoria geral dos sistemas e o contexto do seu nascimento. Características e propriedades dos sistemas. Teorias da comunicação.( Watzlawick ) Condução de sessões com o idoso e suas famílias. O modelo da escola de Milão (hipótese sistémica,neutralidade e questionário circular) O modelo transgeracional.

Bibliografia Principal

Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2
Liliana Sousa, Ana Paula Relvas, Alvaro Mendes;Enfrentar a velhice e a doença crónica, climepsi, 2007. ISBN: 978-972-796-259-4

Bibliografia Complementar

Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6
Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1

Métodos de Ensino

As aulas comtenplam a exposição teórica dos temas previstos como conceitos fundamentais na abordagem sistémica. Reflexão sobre a aplicabilidade destes conceitos na prática institucional


Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor no ISSSP

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e seguindo o Regulamento de avaliação de Conhecimentos do ISSSP

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular