Código: | GS3202 | Sigla: | ASC6 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 23 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 7 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 30,00 |
Laboratoriais: | 28,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Entender que a animação e a mediação sociocultural fornecem uma pluralidade de instrumentos e métodos com potencial para gerar e alimentar, na velhice, o desejo de continuar a aprender, de manter uma relação de familiaridade com o «mundo dos vivos» e de se envolver em projectos socialmente úteis. 2. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que apoiar-se num diagnóstico, teoricamente sustentado, da condição social, cultural e psíquica dos indivíduos que pretende envolver. 3. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que ser dirigido os vários tipos de vulnerabilidade (económica, relacional, cultural e simbólica) que afectam o processo de envelhecimento, romper com as soluções estereotipadas em uso nas instituições, ser ambicioso e desafiador.
Organizar um programa integral de animação sociocultural tendo em conta os objectivos da animação e as várias dimensões (económica, simbólica, social e política) de exclusão social no envelhecimento; 1. A animação e a mediação sociocultural: génese e objecto. 2. Metodologias da Animação e da mediação sócio-cultural: 2.1. Metodologia de projecto 2.1.1. Diagnóstico, intervenção e avaliação 2.1.2. Objectivos estratégicos e objectivos operativos 2.2. Técnicas não interferentes 2.3. Dinâmica de grupos 2.4. Teatro do Oprimido 2.5. Métodos etnográficos 3. A animação e a mediação face ao envelhecimento 3.1. Contextos institucionais 3.2. Contextos informais 4. Diferenças entre os idosos 4.1. Diferenças de Classe 4.2. Diferenças de Género 5. O envelhecimento activo: uma abordagem integrada
Ensino Teórico (T): Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos Ensino Prático (P): Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração do projecto, mobilizando o mais possível as observações realizadas em contextos reais, designadamente os em que se desenvolveram os estágios e incentivando a investigação dos saberes e materiais didácticos e outros indispensáveis para a sua elaboração e implementação. Recurso à prática simulada e à utilização de meios audiovisuais.
Para que os(as) discentes possa manter na avaliação contínua deverão assistir a 80% do número total de aulas (Ponto 9 do Artigo 10º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos). A avaliação do desempenho dos estudantes irá reflectir-se numa classificação quantitativa (entre 0 e 20 valores). A atribuição desta classificação será baseada na qualidade do trabalho realizado e no cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação. 1. Avaliação contínua * A assiduidade e a participação activa nas aulas serão consideradas na ponderação final da nota final (10%). * Entrega de um relatório final de um projecto de Animação Sociocultural (90%). 2. Exame Final * Realização de um exame escrito final (ponderação de 100% da nota final).
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