Código: | GS3203 | Sigla: | IS2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 25 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 3 ECTS | 0 | 0 |
Laboratoriais: | 26,00 |
Docência - Horas
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Português
Pretende-se implementar a aquisição de competências na prática de construção de grupos psicoeducacionais e grupos multifamiliares de doentes terminais ou doença crónica prolongada.O cuidador formal e a morte. Família e o luto.Os factores de risco na negligência e no abuso a idosos.A rede social e a sua relação com a qualidade de vida.
Intervenção psico-educacional e os grupos multifamiliares. O sistema de crenças relativo à saúde e à doença: na família no idoso e nos sistemas de apoio. Rede social e a 3ª idade: aspectos conceptuais e clínicos A influência reciproca entre o individuo e a sua rede social
Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0 |
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4 |
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4 |
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3 |
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6 |
Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987 |
Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.
Os alunos podem optar por uma das seguintes formas de avaliação: 1.Avaliação distribuída. Este tipo de avaliação consiste na realização de trabalho escrito (individual ou em grupo), sobre textos fornecidos na aula e relacionados com as temáticas focadas nos objectivos da disciplina.Será contemplado: A articulação do tema com os assuntos do programa A capacidade de síntese A clareza na exposição A capacidade de articulação com o grupo A originalidade A pesquisa bibliográfica A capacidade de reflexão e critica Este trabalho não deve exceder as 15 páginas 2. Avaliação por exame final 2. Avaliação por exame final
Não aplicável
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP, com um novo exame, de acordo com a matéria dada na disciplina