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Intervenção Sistémica II


Código: GS3203    Sigla: IS2

Ocorrência: 2010/11 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 25 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TurmaU3

Laboratoriais: 26,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Camila Parada Barbosa Gesta   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se implementar a aquisição de competências na prática de construção de grupos psicoeducacionais e grupos multifamiliares de doentes terminais ou doença crónica prolongada.O cuidador formal e a morte. Família e o luto.Os factores de risco na negligência e no abuso a idosos.A rede social e a sua relação com a qualidade de vida.

Programa

Intervenção psico-educacional e os grupos multifamiliares. O sistema de crenças relativo à saúde e à doença: na família no idoso e nos sistemas de apoio. Rede social e a 3ª idade: aspectos conceptuais e clínicos A influência reciproca entre o individuo e a sua rede social

Bibliografia Principal

Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4

Bibliografia Complementar

Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6
Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987

Métodos de Ensino

Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.


Avaliação Contínua

Os alunos podem optar por uma das seguintes formas de avaliação: 1.Avaliação distribuída. Este tipo de avaliação consiste na realização de trabalho escrito (individual ou em grupo), sobre textos fornecidos na aula e relacionados com as temáticas focadas nos objectivos da disciplina.Será contemplado: A articulação do tema com os assuntos do programa A capacidade de síntese A clareza na exposição A capacidade de articulação com o grupo A originalidade A pesquisa bibliográfica A capacidade de reflexão e critica Este trabalho não deve exceder as 15 páginas 2. Avaliação por exame final 2. Avaliação por exame final

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP, com um novo exame, de acordo com a matéria dada na disciplina