Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas
Ocorrência: 2011/12 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TurmaU
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos.
2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem e contactarem projectos de animação sociocultural nas suas comunidades, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.
Programa
Programa
1. O conceito de animação sociocultural.
1.1. A noção de cultura: cultura e biologia.
1.2. Cultura e culturas: cultura dominante, cultura de massas, cultura popular.
1.3. Democratização cultural e democracia popular.
2. Ócio e animação sociocultura.
3.Objectivos da animação sociocultural.
4. Áreas de aplicação da animação sociocultural, segundo os Ciclos de Vida: a ASC na infância e juventude, a ASC e a Educação de Adultos
5. Meios de desenvolvimento da animação sociocultural.
6. Animação sociocultural para idosos.
6.1. Os idosos como realidade social e educativa.
6.2. Os objectivos da animação sociocultural para idosos.
6.3. Os meios para a animação sociocultural para idosos.
Bibliografia Principal
Fernandéz, J.V.M. (2000).;Programas de animacíon sociocultural. Três instrumentos para su diseno y evaluation., Madrid: Narcea Ediciones. |
Cuche, d. (2004);A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa: Fim De Século. |
Giddens, A. (1997).;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cap. 2: "Cultura e Sociedade". |
Hartweg, C., Zehnder, G.;Animateurs et animation en établissements pour personne âgées., Ramonville Saint-Agne: Éditions érès. |
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson. |
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget. |
Ehrlich, P.R. (2000);Human Nature. Genes, Cultures, and the Human Prospect., New York: Penguin Books. Pps. 62-67. |
Amyot, J.-J. (2008);Travailler auprès dês personnes ãgées., Paris: Dunod. |
Bibliografia Complementar
Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea. |
Métodos de Ensino
1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área.
2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões.
3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: dois testes de avaliação de conhecimentos.
Ponderação: 1º teste – 45%; 2º teste – 45%; participação activa – 10%.
2. Exame Final.
Ponderação: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Horário de atendimento (Gabinete 4):
3ª feira - das 12h às 13h
4ª feira - das 11h às 13h; das 14h às 17h