• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1104

Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas


Código: GS1104    Sigla: ASC1

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaU

Teóricas: 12,00
Laboratoriais: 24,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos. 2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem e contactarem projectos de animação sociocultural nas suas comunidades, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.

Programa

Programa 1. O conceito de animação sociocultural. 1.1. A noção de cultura: cultura e biologia. 1.2. Cultura e culturas: cultura dominante, cultura de massas, cultura popular. 1.3. Democratização cultural e democracia popular. 2. Ócio e animação sociocultura. 3.Objectivos da animação sociocultural. 4. Áreas de aplicação da animação sociocultural, segundo os Ciclos de Vida: a ASC na infância e juventude, a ASC e a Educação de Adultos 5. Meios de desenvolvimento da animação sociocultural. 6. Animação sociocultural para idosos. 6.1. Os idosos como realidade social e educativa. 6.2. Os objectivos da animação sociocultural para idosos. 6.3. Os meios para a animação sociocultural para idosos.

Bibliografia Principal

Fernandéz, J.V.M. (2000).;Programas de animacíon sociocultural. Três instrumentos para su diseno y evaluation., Madrid: Narcea Ediciones.
Cuche, d. (2004);A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa: Fim De Século.
Giddens, A. (1997).;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cap. 2: "Cultura e Sociedade".
Hartweg, C., Zehnder, G.;Animateurs et animation en établissements pour personne âgées., Ramonville Saint-Agne: Éditions érès.
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson.
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget.
Ehrlich, P.R. (2000);Human Nature. Genes, Cultures, and the Human Prospect., New York: Penguin Books. Pps. 62-67.
Amyot, J.-J. (2008);Travailler auprès dês personnes ãgées., Paris: Dunod.

Bibliografia Complementar

Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.


Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: dois testes de avaliação de conhecimentos. Ponderação: 1º teste – 45%; 2º teste – 45%; participação activa – 10%. 2. Exame Final. Ponderação: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horário de atendimento (Gabinete 4): 3ª feira - das 12h às 13h 4ª feira - das 11h às 13h; das 14h às 17h