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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos I


Código: GS1105    Sigla: PGSI1
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 14 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaU

Teórico-Práticas: 37,50

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro da Cunha Neves   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão das organizações em geral. 2. Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos específicos da gestão das organizações prestadoras de serviços a idosos de caracter social ou lucrativo. 3. Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos superiores de gerontologia social.

Programa

1. Aspectos gerais das organizações 1.1 Empresa: definição e objectivos 1.2 A especificidade económica das organizações sem fins lucrativos 1.3 As organizações e o seu ambiente 1.4 Gestão das organizações: conceito, funções e níveis 2. Teorias organizacionais 2.1 Abordagens clássicas 2.2 A escola das relações humanas 2.3 Abordagens psicológicas 2.4 Abordagem quantitativa 2.5 Abordagem sistémica 2.6 Abordagem contingencial 2.7 A Gestão pela Qualidade Total 2.8 Abordagens e tendências recentes 3. A estrutura das organizações 3.1 Funções, departamentalização e diferenciação 3.2 Responsabilidade, autoridade e delegação 3.3 Princípios de organização 3.4 Centralização e descentralização 3.5 Estruturas organizacionais básicas 3.6 Estruturas organizacionais de Mintzberg 3.7 Determinantes da estrutura 3.8 Organização informal 3.9 Autoridade, influência e poder 3.10 Tendências recentes na estruturação das organizações

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)
S. Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2011 (2ª Edição)

Bibliografia Complementar

J. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005
F. P. Drucker;As Organizações sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997

Métodos de Ensino

Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação sempre que possível de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais nesta área de actividade.


Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 50%; - o primeiro teste realizar-se á durante o período lectivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.