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Psicologia de Envelhecimento II


Código: GS1202    Sigla: PE2

Ocorrência: 2011/12 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 17 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

T1GSocial

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica. - Conhecer as representações sociais em torno do processo de envelhecimento, evidenciando as implicações psicossociais do idadismo. - Identificar e descrever os estadios de desenvolvimento da familia e respectivas dinâmicas relacionais, com enfoque no papel e lugar do idoso e nos cuidados informais. - Reconhecer as dimensões psicológicas inerentes ao processo de institucionalização. - Compreender as relações sociais e contextuais das pessoas mais velhas desde um enfoque psicossocial. - Identificar e descrever conceitos elementares relativos ao abuso, negligência e maus tratos ao idoso, bem como as principais teorias explicativas.

Programa

1. Atitudes, representações e expectativas em relação à velhice 1.1. Abordagem psicossociológica ao fenómeno do idadismo 2. A pessoa idosa e a familia 2.1. O adulto-idoso e as etapas do ciclo familiar 2.2. Relações de intimidade na velhice 2.3. Relações intergeracionais 2.4. Os cuidados informais na familia 2.5. Parcerias de cuidado formal e informal 3. A institucionalização 3.1. Identidade e auto conceito do residente 3.2. Noções elementares de gerontologia ambiental 4. Trabalho, relações sociais e lazer 4.1. Reforma e reformados 4.2. Redes sociais extra-familiares e solidão 4.3. Modelo de selectividade sócio-emocional 5. Abuso, negligência e violência ao idoso

Bibliografia Principal

Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
Fonseca, AM.; "Reforma e Reformados", Coimbra: Almedina, 2011
Marques, S.; "Discriminação da Terceira Idade", Lisboa: FFMS, 2011
Sánchez, FL. & Ulacia, JC.; "Sexualidad en la Vejez", Madrid: Pirámide, 1998
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M.; "Envelhecer em Familia: os cuidados familiares na velhice", Porto: Ambar, 2004
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2006
Muñoz Tortosa, J.; "Personas Mayores y Malos Tratos", Madrid: Pirámide, 2004
Lima et al; "Idadismo na Europa. Uma abordagem psicossociológica com o foco no caso Português. Relatório I", Lisboa: EURAGE, 2010
Pimentel, L.; "O lugar do idoso na familia: contextos e trajectórias", Coimbra: Quarteto, 2001
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Paúl, C; "Lá para o fim da vida: idosos, familia e meio ambiente", Coimbra: Almedina, 1997

Observações Bibliográficas

Às obras referenciadas acrescem textos (artigos científicos, relatórios e capítulos de obras)  disponibilizados pelo docente; as obras estão dispiníveis na biblioteca.

Métodos de Ensino

Exposição participada de conteúdos pelo docente com discussão grupal; exploração pedagógica de material audiovisual.


Avaliação Final

A nota final dos alunos resultará do resultado obtido no exame individual escrito (50%), no trabalho de grupo apresentado em aula (40%) e num relatório individual a apresentar no fim do semestre (10%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os trabalhos são apoiados nas aulas de OT (orientação tutorial) e no horário de atendimento aos alunos.