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Psicossociologia das Organizações II


Código: GS1203    Sigla: PO2

Ocorrência: 2011/12 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 22 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

T1GSocial

Teóricas: 26,00
Orientação Tutorial: 13,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina: Compreender as organizações: - no quadro da sociedade global e enquanto produto e função da estruturação dessa sociedade; - como estruturas sociais complexas e dinâmicas, criadas pelos indivíduos em ordem à produção de bens e de serviços; - como meios de enquadrar e estabilizar a actividade humana colectiva segundo metas, regras, princípios e procedimentos de trabalho; diferenciação de funções e papéis; padrões de socialização e comunicação entre indivíduos e grupos, definição da tomada de decisão e modos de coordenação da acção individual e colectiva; gestão dos conflitos. Analisar a interacção entre factores de estrutura/cultura e os seus condicionamentos mútuos. Compreender o que é uma estrutura organizacional e para que serve, que se podem adoptar soluções estruturais diferentes em função do modo como se divide e coordena o trabalho e de factores de contingência; que há estruturas organizacionais mais adequadas aos problemas e necessidades dos idosos; compreender que é possível inovar nesta matéria.

Programa

1. Os actores organizacionais e o seu poder 1.1 Categorias de actores organizacionais e as suas relações 1.1.1 Actores internos: os operacionais, os que dirigem/gerem a organização (topo estratégico) os que supervisionam e controlam os processos de trabalho (linha hierárquica), os analistas da tecnoestrutura e o pessoal do suporte logístico 1.1.2 Actores externos: os “clientes”/utilizadores dos serviços, os proprietários da organização, no sentido legal ou financeiro, sindicatos e outras associações de trabalhadores 1.2 Processos de decisão e comportamentos dos actores: atitudes tipo dos actores organizacionais e recursos mobilizados no exercício do poder 1.3 Identificação e classificação dos sistemas de influência na organização - sistema de controlo pessoal, sistema de controlo burocrático, sistema de controlo ideológico, sistema de competências especializadas - a partir da localização do poder nesta(s) ou naquela(s) categoria(s) de actores (predominância de um ou de mais do que um mecanismos de coordenação) 2. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas 3. Estruturas organizacionais tipo e o seu potencial analítico para melhor se compreenderem as organizações complexas que existem na realidade 3.1 Estrutura simples (organização empreendedora) 3.2 Burocracia mecanicista (organização mecanicista) 3.3 Estrutura divisionária 3.4 Burocracia profissional (organização profissional) 3.5 Adhocracia (organização inovadora) 3.6 Organização missionária 3.7 Estruturas híbridas e mudança organizacional 3.8 Estruturas organizacionais mais capazes de se centrarem nos problemas e necessidades da população idosa, protegendo-a da marginalização social e da auto-desvalorização

Bibliografia Principal

Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das organizações, MacGraw-Hill, LIsboa, 2001
Gomes, A. Duarte,;«Cultura: uma metáfora paradigmática no contexto organizacional», Psicologia, (1994), IX, 3: 279-294
Bilhim, João Abreu de Faria,;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, LIsboa, 2001
Sainsaulieu, Renaud;Sociologia da empresa. Organização, cultura e desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa, 2001

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e solicitação da participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades com um carácter mais prático, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de dados (descrições) sobre organizações concretas; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, para esclarecimento de dúvidas, quando solicitada pelos alunos;


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com exame final - realização de duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame no final.

Avaliação Final

Média das classificações das duas provas.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- os alunos inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, o que equivale a 10 aulas no 1º semestre e 11 no segundo; - só é permitida a entrada nas aulas nos primeiros 15 minutos de tolerância. Entradas e saídas fora do tempo previsto por razões de transporte ou outras devem ser analisadas e justificadas em cada caso com a docente; - não é permitida a utilização de telemóveis durante as aulas;