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Animação Sócio-Cultural II: Recurso para o Desenvolvimento...


Código: GS1204    Sigla: ASC2

Ocorrência: 2011/12 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 14 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

T1GSocial

Teóricas: 12,00
Laboratoriais: 24,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos de ASC para idosos existentes, como desenvolvimento social e comunitário.

Programa

1. Desenvolvimento social e comunitário. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. 2. Mobilização e organização da comunidade: educação para a participação. 3. Etapas do processo de intervenção em organização comunitária: a) Estudo e Diagnóstico; b) Planeamento; c) Execução do Plano; d) Avaliação. 4. O papel do associativismo no desenvolvimento comunitário. O associativismo e as pessoas idosas.

Bibliografia Principal

Bousquet, C.;"Le devéloppement communautaire. Un concept, une histoire, des valeurs" in Actes Travail Social et Développement communautaire, Bélgica, FCSS-FCSSB (em linha), disponível em http://conte_u-bordeaux4.fr/Enseig/Lic-ecod/docs_pdf/LeConceptDeDeveloppement.pdf
Carmo, H. (1999);Desenvolvimento Comunitário, Lisboa:Universidade Aberta
Rodriguez, P. R.;Personas Mayores Y desarrollo Rural. Dos Experiencias en Contextos Rurales del Principado de Asturias, Disponível em http://www.ceoma.org/viii-congreso/pdfs/intervenciones/Intervencion_Pilar_Rodriguez.pdf
WHO;Age-Friendly Environments Programme. , http://www.who.int/ageing/age_friendly_cities/en/index.html
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003
Bertin, G., et al.;Développement local et intervention sociale. , Paris: L'Harmattan, 2003
Caballo, Vilar, MB;A cidade educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal., Lisboa: Instituto Piaget., 2001
Berne, A.L., Aran, A., Martínez, X.U. (2009);La Acción Comunitaria, barcelona: Graó

Observações Bibliográficas

No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: (1)Participação activa nas aulas - 10% (2) Realização de pequenos trabalhos individuais - 30% (3) 2 Testes - 30% cada. Avaliação final: - um teste de avaliação de conhecimentos no final do semestre.