Código: | GS1204 | Sigla: | ASC2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 14 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 12,00 |
Laboratoriais: | 24,00 |
Docência - Horas
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Português
Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos de ASC para idosos existentes, como desenvolvimento social e comunitário.
1. Desenvolvimento social e comunitário. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. 2. Mobilização e organização da comunidade: educação para a participação. 3. Etapas do processo de intervenção em organização comunitária: a) Estudo e Diagnóstico; b) Planeamento; c) Execução do Plano; d) Avaliação. 4. O papel do associativismo no desenvolvimento comunitário. O associativismo e as pessoas idosas.
Bousquet, C.;"Le devéloppement communautaire. Un concept, une histoire, des valeurs" in Actes Travail Social et Développement communautaire, Bélgica, FCSS-FCSSB (em linha), disponível em http://conte_u-bordeaux4.fr/Enseig/Lic-ecod/docs_pdf/LeConceptDeDeveloppement.pdf |
Carmo, H. (1999);Desenvolvimento Comunitário, Lisboa:Universidade Aberta |
Rodriguez, P. R.;Personas Mayores Y desarrollo Rural. Dos Experiencias en Contextos Rurales del Principado de Asturias, Disponível em http://www.ceoma.org/viii-congreso/pdfs/intervenciones/Intervencion_Pilar_Rodriguez.pdf |
WHO;Age-Friendly Environments Programme. , http://www.who.int/ageing/age_friendly_cities/en/index.html |
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003 |
Bertin, G., et al.;Développement local et intervention sociale. , Paris: L'Harmattan, 2003 |
Caballo, Vilar, MB;A cidade educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal., Lisboa: Instituto Piaget., 2001 |
Berne, A.L., Aran, A., Martínez, X.U. (2009);La Acción Comunitaria, barcelona: Graó |
No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.
Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: (1)Participação activa nas aulas - 10% (2) Realização de pequenos trabalhos individuais - 30% (3) 2 Testes - 30% cada. Avaliação final: - um teste de avaliação de conhecimentos no final do semestre.