Estágio II
Ocorrência: 2011/12 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
T1GSocial
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
- Adquirir conhecimentos atualizados acerca das políticas de proteção da população idosa em Portugal
- Compreender os principais objetivos, regras de funcionamento e problemas sociais aos quais as instituições visam responder
- Conhecer e implementar metodologias de avaliação da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos em situação de fragilidade
- Desenvolver planos de desenvolvimento individuais e grupais, sustentados em diagnósticos psicossociais da população em estudo e na reflexão crítica da oferta proporcionada aos idosos, em matéria de estímulos culturais
- Desenvolver a criatividade necessária para investir na criação de dispositivos de acção que levem os idosos a participarem nas dinâmicas institucionais e a perpetuar a curiosidade e o interesse pelas coisas da vida
- Saber potenciar a favor dos idosos dinâmicas que favoreçam a autonomia e o reforço das sociabilidades
- Saber avaliar o estado funcional e o comprometimento cognitivo do idoso através de instrumentos adequados
Programa
1. Isolamento social e perda de autonomia dos idosos
1.1 O isolamento dos idosos enquanto problema social
1.2 Fatores sociais na génese da solidão e isolamento social dos idosos nas sociedades contemporâneas
1.3 Preservação da autonomia dos idosos: reflexão teórica em torno dos conceitos de dependência, fragilidade e independência
1.4 Os riscos quotidianos e as dificuldades acrescidas dos indivíduos em situação de perda de autonomia
1.5 Redes sociais de apoio – cuidados formais versus cuidados informais
2. Políticas sociais para o envelhecimento
2.1 Sistemas de proteção social e de saúde em Portugal
2.2 Respostas sociais, equipamentos e serviços destinados aos idosos
2.3 Modalidades de funcionamento e condições de acesso aos diversos tipos de equipamentos
3. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social
3.1 Avaliação funcional e cognitiva dos idosos
3.2 Síntese dos principais problemas da população em estudo
3.3 Intervenções individualizadas e grupais como estratégia de resposta aos problemas
Bibliografia Principal
Fonseca, A.M.;;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climmepsi Editores, 2005 |
Fontaine, R.;;Psicologia do Envelhecimento, Climepsi Editores, 2000 |
Funes, M.;;O Poder do riso, Editora Ground, 2001 |
Geis, P.; Rubi, M.;Atividades criativas e recursos práticos, Artmed Editora, 2001 |
Ballesteros, Rocio Fernandez;Gerontologia Social, Ediciones Pirâmide, 2004 |
Lima, M.;Posso participar?, Ambar, 2004 |
Nunes, B. Pais, J.;Doença de Alzheimer, Exercícios de Estimulação, vol.1 e 2, Lidel Editores, 2007 |
Paúl, C.; Fonseca, A.;Envelhecer em Portugal, Climepsi Editores, 2005 |
Zimerman, G.;Velhice: Aspetos Biopsicossociais, Artmed Editora, 2000 |
Jacob, L;Animação de idosos (Atividades), Ambar, 2007 |
Métodos de Ensino
Na continuidade da filosofia adotada no primeiro semestre, pretende-se que a metodologia seja ativa e o mais possível centrada nos desafios e problemas concretos que emergem dos contextos empíricos, constituindo-se esta estratégia como uma via para aprender a articular saberes teóricos e ação. Partindo-se da exposição teórica de conteúdos, pretende-se que os alunos assumam papéis ativos refletindo sistematicamente sobre os problemas e as práticas e as práticas profissionais nos vários contextos institucionais, estimulando-se a realização de dinâmicas grupais, sessões de brainstorming e role playing. A avaliação contínua assume-se como a estratégia mais adequada a este tipo de aprendizagens e assenta em elementos como a participação nas aulas, os diários de campo, fichas de leitura, desempenho no estágio e relatório final.