• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2102

Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 19 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaU

Teóricas: 18,00
Orientação Tutorial: 12,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica. - Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde. - Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (env. bem-sucedido, env. produtivo e env. activo). - Identificar as especificidades psicossociais do grupo dos muito idosos e centenários.

Programa

1. Saúde e envelhecimento 1.1. Padrões de saúde fisica e mental 1.2. Autonomia e independência 2. Adaptação, coping e resiliência na velhice 2.1. Resiliência 2.2. Modelo SOC – Selecção, Optimização e Compensação 2.3. Envelhecimento bem-sucedido 3. Envelhecimento Activo (OMS) 3.1. Determinantes e aspectos transversais 3.2. Modalidades de intervenção 4. Envelhecimento produtivo 5. Os muito idosos e centenários 6. Fim de vida: sobre a morte e o morrer

Bibliografia Principal

AGE Platform Europe, EU CR and EC; "How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011
CEDEFOP; "Working and ageing: guidance and counselling for mature learners", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
Hatch, LR.; "Beyong Gender Differences: adaptation to aging in a life course perspective", USA: Baywood Publishing Company Inc, 2000
Deep, CA. & Jeste, DV.; "Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc, 2010
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
European Union; "Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006
CEDEFOP; "Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001

Observações Bibliográficas

Às obras indicadas na bibliografia acrescem textos (artigos científicos, relatórios técnicos e capítulos de livros) a ser disponibilizados pelo docente; as obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se toda a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; reflexão a partir da leitura de artigos e livros e de situações suscitadas pela prática.


Avaliação Final

Exame final com peso 100%. O exame final inclui perguntas de resposta breve, de escolha múltipla e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.