Código: | GS2102 | Sigla: | PE3 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 19 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 18,00 |
Orientação Tutorial: | 12,00 |
Docência - Horas
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Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica. - Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde. - Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (env. bem-sucedido, env. produtivo e env. activo). - Identificar as especificidades psicossociais do grupo dos muito idosos e centenários.
1. Saúde e envelhecimento 1.1. Padrões de saúde fisica e mental 1.2. Autonomia e independência 2. Adaptação, coping e resiliência na velhice 2.1. Resiliência 2.2. Modelo SOC – Selecção, Optimização e Compensação 2.3. Envelhecimento bem-sucedido 3. Envelhecimento Activo (OMS) 3.1. Determinantes e aspectos transversais 3.2. Modalidades de intervenção 4. Envelhecimento produtivo 5. Os muito idosos e centenários 6. Fim de vida: sobre a morte e o morrer
AGE Platform Europe, EU CR and EC; "How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011 |
CEDEFOP; "Working and ageing: guidance and counselling for mature learners", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010 |
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004 |
Hatch, LR.; "Beyong Gender Differences: adaptation to aging in a life course perspective", USA: Baywood Publishing Company Inc, 2000 |
Deep, CA. & Jeste, DV.; "Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc, 2010 |
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012 |
European Union; "Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012 |
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009 |
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006 |
CEDEFOP; "Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
Às obras indicadas na bibliografia acrescem textos (artigos científicos, relatórios técnicos e capítulos de livros) a ser disponibilizados pelo docente; as obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se toda a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).
Aulas expositivas; reflexão a partir da leitura de artigos e livros e de situações suscitadas pela prática.
Exame final com peso 100%. O exame final inclui perguntas de resposta breve, de escolha múltipla e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria e é cotado de 0 a 20 valores.