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Técnicas Activas I


Código: GS2103    Sigla: TA1

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 18 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaU

Laboratoriais: 25,50

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Gabriela Martins de Nóbrega Moita   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Desenvolver perícias na interacção em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos. A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objectivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social.

Programa

História do Psicodrama e do contexto em que foi criado por J. L. Moreno (influências do teatro de espontaneidade e do hassidismo judaico). Principais conceitos morenianos: Papel – papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel; papel e o ‘eu’. Encontro – instrumentação de uma abordagem humanista. Tele – percepção interpessoal e as suas deformações (transferência). Momento – tempo psicodramático e História; relativização da noção de processo. Espontaneidade – resposta em situação; criatividade e adequação; aquecimento para o papel e recurso à conserva cultural; Catarse de integração – a cura no contexto relacional e social. Átomo social – base sociométrica da experiência. Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório. Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociometria prática.


Avaliação Final

Participação e Assiduidade ……. – 2 valores Trabalho ……………………… 3 valores Teste ...…………………………. 15 valores ___________________ TOTAL .....…………………….20 valores

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia: Fox, J., ed. (2002) – O essencial de Moreno: textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora. Moreno, J. L. (1934) – Fundamentos de la Sociometria – Who shall survive, Paidos, Buenos Aires. Moreno, J. L. (1946) – Psicodrama, Cultrix, São Paulo. Rojas-Bermudez, J. (1997) – Teoría y técnica psicodramáticas, Paidós, Barcelona. Soeiro, A. C. (1986) – Psicodrama e psicoterapia, Esher, Coimbra. Schützenberger, A. A. (1970) – Précis de Psychodrame, Editions Universitaires, Paris. Holmes, P., Karp, M., eds. (1992) – Psiocrama: inspiração e técnica. São Paulo: Ágora. Holmes, P., Karp, M., Watson, M., eds. (1998) – O Psicodrama após Moreno: inovações na teoria e prática. São Paulo: Ágora. Karp, M., Holmes, P., Tauvon, K. B., eds. (1998) – The Handbook of Psychodrama, Routledge, London. Kellermann, P. F. (1992) – Focus on Psychodrama, Jessica Kingsley, London. Blatner, A. (1973) – Acting-in, Springer, New York. Blatner, A., Blatner, A. (1988) – Foundations of Psychodrama – History, Theory and Practice, Springer, New York.