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Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos III


Código: GS2105    Sigla: PGSI3
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 18 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaU

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro da Cunha Neves   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Completar a formação a nível do planeamento e gestão de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que se inserem as organizações prestadoras daquele tipo de serviços. 2. Demonstrar a importancia do planeamento e do acompanhamento das variáveis económicas e financeiras nas organizações prestadoras de serviçois, mesmo que sem fins lucrativos. 3. Sensibilizar para a importância de um sistema de informação fiável e regular com indicadores económico financeiros.

Programa

1. O Marketing nas organizações 1.1 Conceito e principais objectivos 1.2 Satisfação do cliente, criação de valor e desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável 1.3 As actividades de Marketing 1.4 Do Marketing transaccional ao Marketing relacional 1.5 O Marketing nas Organizações sem Fins Lucrativos 2. Contabilidade Financeira 2.1 Objectivos e importância para a gestão 2.2 Fluxos reais, monetários e económicos 2.3 Demonstrações financeiras periódicas 3. Contabilidade Analítica 3.1 Características da informação fornecida pela Contabilidade Analítica 3.2 Tipificação de custos 3.3 Importância para a gestão 4. Análise económica e financeira de empresas 4.1 Objectivos e importância para a gestão 4.2 Análise quantitativa: principais indicadores 4.3 Análise qualitativa: principais técnicas e ferramentas 5. Análise de projectos de investimento 5.1 O ciclo de investimento e a decisão de investir 5.2 Tipologias de projectos de investimento 5.3 Elementos de um projecto de investimento e critérios de decisão 5.4 Principais fontes de financiamento do investimento

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão das Organizações, Vida Económica, 2011 (3ª Edição)

Bibliografia Complementar

João Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica das matérias, seguida de discussão orientada sobre os problemas que envolve, recorrendo, sempre que possível, a exemplos e a análises sobre casos concretos.


Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 50%; - o primeiro teste realizar-se á durante o período lectivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.