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Avaliação de Residencias, Programas e Serviços I


Código: GS2205    Sigla: ARPS1

Ocorrência: 2011/12 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 18 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

T2GSocial

Teóricas: 14,00
Laboratoriais: 28,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas. Partindo-se do estudo de um modelo de avaliação multidimensional, procura-se demonstrar a importância da avaliação dinâmica e participada na produção de uma cultura organizacional autoreflexiva, com forte abertura à mudança, à criatividade, à escuta das necessidades dos utentes e à estimulação da sua participação nos contextos institucionais que os acolhem. Pretende-se ainda que os futuros profissionais compreendam que as rotinas institucionais rígidas, baseadas em interpretações preconceituosas e teoricamente inconsistentes, são um fortíssimo obstáculo à concretização de oportunidades de desenvolvimento social na velhice.

Programa

A- A Avaliação no Contexto da Gestão das Organizações. -A Importância da avaliação da qualidade das organizações. -Alguns conceitos e instrumentos de avaliação. -A avaliação da qualidade nos serviços de gerontologia -As condições ambientais e o envelhecimento. -Análise de Métodos e Instrumentos de avaliação da qualidade em serviços de apoio a idosos. B.Modelo de avaliação SAMES 1. Características físicas e arquitectónicas - acessibilidade, conforto; oportunidades sócio-recreativas ajudas protésicas e de orientação; segurança; instalação pessoal; espaço disponível. 2. Características de organização e funcionamento. - Expectativas face à capacidade funcional do idoso, tolerância face aos comportamentos agressivos, anti-sociais ou perturbadores da convivência, opções organizativas, Controlo pelos residentes; Clareza organizativa; Intimidade de que dispõem os idosos; Serviços de saúde dispon íveis; Assistência nas rotinas diárias; Actividades sócio-recreativas disponíveis 3. Caracterização psicossocial dos idosos e do pessoal - Características do pessoal, Caracterização sóciográfica dos utentes, Capacidade funcional dos utentes, Saúde psicológica e física dos idosos, nível de actividade dos utentes; Integração na comunidade; Utilização dos serviços de saúde; Recurso à assistência prestada nas rotinas diárias; Participação nas actividades sócio-recreativas

Bibliografia Principal

Ballesteros, R. Fernandez; Gerontologia Social, Madrid, Ediciones Pirámide, 2000
Ministério do Trabalho e Economia ;Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos, Instituto Português da Qualidade, Lisboa 2000., 2000
Ballesteros, R. Fernandez et alii, (dir.; Sistema de Evaluacion de Residenciais de Ancianos, SERA, Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 1997
Arrazola,L.;«El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores, Española de Geriatria y Gerontologia,nº 34, 1999

Métodos de Ensino

O ensino será de índole teórico prático, com a apresentação dos modelos de avaliação da qualidade seleccionados, o ISS e o SAMES-LAR (SERA), a sua fundamentação teórica e a sua aplicação a situações reais.


Avaliação Contínua

A proposta de avaliação de conhecimento dos alunos consistirá em duas alternativas: a avaliação Distribuída e a Final. Os alunos para obterem classificação positiva na avaliação distribuída terão de ser avaliados em dois momentos: Um primeiro, de avaliação individual, com base num teste teórico sobre as matérias versadas e um segundo momento com base num trabalho de grupo de aplicação de um dos instrumento de avaliação da qualidade de residências ou serviços a idosos.

Avaliação Final

A nota resultante da avaliação distri buída consistirá na média das notas obtidas nos dois momentos de avaliação previstos.