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Intervenção Sistémica I


Código: GS3103    Sigla: IS1

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 21 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaU

Laboratoriais: 24,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Xavier de Araújo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1.Adquirir competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições. 1.1 O papel do idoso na família e na sociedade 1.2 As variáveis que condicionam a relação doente terminal, família e cuidador 1.3 Construir competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador. 2. Adquirir competências específicas no que diz respeito ao papel do gerontólogo social 2.1 Promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção. 2.2 Promover modelos de intervenção que visem o aumento da rede social do idoso 2.3 Promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso.

Programa

1. História da Teoria Geral dos Sistemas, o contexto do seu aparecimento 1.1 Conceitos teóricos da teoria geral dos sistemas 1.2 As várias escolas de intervenção sistémica 1.3 A compreensão do fenómeno da resistência à mudança. 1.4 Da institucionalização ao isolamento como consequência dos sistemas fechados. 2. Metodologia de aplicação deste modelo na prática do gerontólogo 2.1 A entrevista sistémica 2.2 O questionário circular 2.3 As perguntas reflexivas 2.4 A comunicação 2.5 O genograma e a perspectiva transgeracional. 2.6 A construção dos programas psicoeducacionais e dos grupos multifamiliares 2.7 A aceitação da morte

Bibliografia Principal

Liliana Sousa, Ana Paula Relvas, Alvaro Mendes;Enfrentar a velhice e a doença crónica, climepsi, 2007. ISBN: 978-972-796-259-4
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2

Bibliografia Complementar

Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1
Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída): Privilegia-se uma metodologia de ensino activa, centrada nas representações dos alunos, a expressão das suas dificuldades no relacionamento com os diversos tipos de agentes, fazendo apelo às suas experiências no trabalho de campo. Investe-se na demonstração, a partir de exemplos concretos, da utilidade dos saberes teóricos e processuais fornecidos pelo modelo sistémico para romper com as soluções estereotipadas e ineficientes.


Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular