Intervenção Sistémica I
Ocorrência: 2011/12 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TurmaU
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1.Adquirir competências na compreensão do fenómeno do envelhecimento nas diversas correntes teóricas, na perspectiva do indivíduo, da família e das instituições.
1.1 O papel do idoso na família e na sociedade
1.2 As variáveis que condicionam a relação doente terminal, família e cuidador
1.3 Construir competências para facilitar a comunicação entre o indivíduo, família e cuidador.
2. Adquirir competências específicas no que diz respeito ao papel do gerontólogo social
2.1 Promover a autonomia do idoso proporcionando a adequada protecção.
2.2 Promover modelos de intervenção que visem o aumento da rede social do idoso
2.3 Promover mudanças familiares e institucionais para o aumento da qualidade de vida do doente / idoso.
Programa
1. História da Teoria Geral dos Sistemas, o contexto do seu aparecimento
1.1 Conceitos teóricos da teoria geral dos sistemas
1.2 As várias escolas de intervenção sistémica
1.3 A compreensão do fenómeno da resistência à mudança.
1.4 Da institucionalização ao isolamento como consequência dos sistemas fechados.
2. Metodologia de aplicação deste modelo na prática do gerontólogo
2.1 A entrevista sistémica
2.2 O questionário circular
2.3 As perguntas reflexivas
2.4 A comunicação
2.5 O genograma e a perspectiva transgeracional.
2.6 A construção dos programas psicoeducacionais e dos grupos multifamiliares
2.7 A aceitação da morte
Bibliografia Principal
Liliana Sousa, Ana Paula Relvas, Alvaro Mendes;Enfrentar a velhice e a doença crónica, climepsi, 2007. ISBN: 978-972-796-259-4 |
Philip Barker;Fundamentos da terapia familiar, climepsi, 2000. ISBN: 972-8449-68-2 |
Bibliografia Complementar
Alan Carr;Family Therapy, Wiley, 2001. ISBN: o-471-49124-1 |
Alberto Espina, Miguel Garrido;Problemáticas familiares actuales y terapia familiar, Promolibro, 1995. ISBN: 84-7986-109-6 |
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Privilegia-se uma metodologia de ensino activa, centrada nas representações dos alunos, a expressão das suas dificuldades no relacionamento com os diversos tipos de agentes, fazendo apelo às suas experiências no trabalho de campo. Investe-se na demonstração, a partir de exemplos concretos, da utilidade dos saberes teóricos e processuais fornecidos pelo modelo sistémico para romper com as soluções estereotipadas e ineficientes.
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular