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Animação Sócio-Cultural V: Património Cultural...


Código: GS3104    Sigla: ASCV

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 22 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaU

Teóricas: 14,00
Laboratoriais: 24,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Rafaela Neiva Ganga   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Rafaela Neiva Ganga   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

• Desenvolver competências de leitura e análise, de modo fundamentado, contactando com obras de diferentes estéticas. • Reflectir sobre a palavra enquanto instrumento privilegiado de pensamento e comunicação. Equacionar modos de (re)ligar o idoso à linguagem verbal – ouvida, lida, dita ou escrita - pela descoberta e fruição de ‘vozes’ com as quais possa (re)pensar a sua própria memória e identidade. • Produzir formas mais conscientes de utilização da palavra falada, enquanto meio de comunicação e aproximação. Requalificar a leitura em voz alta, atentando às particularidades de cada um e procedendo no sentido da sua evolução. • Identificar e enfrentar situações em que a voz e a palavra sejam determinantes para o idoso, na expressão do pensamento e da afectividade. • Estimular a utilização de formas mais orgânicas e adequadas ao processo comunicativo. • Fomentar a experimentação e vivência de técnicas teatrais facilitando e favorecendo o trabalho dos profissionais da intervenção socioeducativa. • Explorar exercícios práticos de comunicação.

Programa

1.Da experiência estética à recepção da obra literária. 2.A comunicação como instrumento fundamental nas relações interpessoais: definições e componentes. a.Tipos de comunicação e contextos - a fala enquanto instrumento de comunicação. b.Os obstáculos à comunicação – como ultrapassá-los? c. Técnicas corporais e vocais. d. Técnicas de Relaxamento. 3.A literatura e a leitura. a. O Conto e o contar. b. A Poesia e o declamar. 4.Narrativas. a.Da vivência literária às narrativas de vida. A História de Vida como metodologia de investigação e intervenção. b.A memória e a identidade, exploradas através das histórias de vida criando narrativas entre o real e o poético, no cruzamento de linguagens e ou abordagens.

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica, activa e passiva, relativa a cada autor será entregue presencialmente, aquando do trabalho sobre a sua obra.


Avaliação Contínua

Avaliação Final

1. Avaliação distribuída Componente teórica: Sub-total: 50% - participação em aula – 10% - recensão literária - 15% • relatório final - 25% Componente prática: Sub-total: 50% - prática em contexto de aula – 25% - teste de avaliação – 25% 2. Exame

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia Recomendada: • Componente teórica: BOURDIEU, Pierre (1997). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Editora Vozes. BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alan (1969). L'Amour de l'Art: Les musées et leur public. Paris: Éditions de Minuit. CASCAIS, Fernando (1985). “Sentido e Comunicação: a estética da recepção de Hans Robert Jauss”, Revista de Comunicação e Linguagem, 2, 77-90. ECO, Umberto (1976). Obra Aberta. São Paulo: Editora Prespectiva. FIGUEIREDO, Maria Jorge & BELO, Maria Teresa (1985). Comentar um Texto Literário. Porto: Editorial Presença. GARY, Kenyon; BOHLMEIJER, Ernst & RANDALL, William L. (Ed.) (2011). Storying Later Life: Issues, Investigations, and Interventions in Narrative Gerontology. London: Oxford University Press. FOSTER, Hal (2002). The Anti-Aesthetic - essays on postmodern culture. Londres: New Press. HESS, Herman (2003). Elogio da Velhice. Lisboa: Difel. JAUSS, Robert Hans (1986). Experiencia Estética y Hermenéutica Literaria – Ensayos en el campo de la experiencia estética. Madrid: Taurus Ediciones. JAUSS, Robert Hans (1978). Pour une Esthétique de la Réception. Paris: Gallimard. LISPECTOR, Clarice (1990) Laços de Família. Lisboa: Relógio D'Água. MÃE, Valter Hugo (2010). A Máquina de Fazer Espanhóis. Lisboa: Alfaguara. PEIXOTO, José Luís (2007). Cal. Lisboa: Quetzal Editora, 1ª edição. POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul (1999). Histórias de Vida - Teoria e prática. Oeiras: Celta. SARAIVA, António José & LOPES, Óscar (2005). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 17ª Edição. • Componente prática: ACARTE/ Fundação Calouste Gulbenkian (1991). Educação pela arte: pensar o futuro. Lisboa: Acarte. APPLE, Michel e NÓVOA, António (1998). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora. BERCEBAL, Fernando (1998). Drama. Ciudad Real: Ñaque Editora. BIDEGAIN, Marcela, (2007). Teatro Comunitario – Resistencia y transformación social. Buenos Aires: Biblioteca de Historia del Teatro Occidental, Atuel. BOAL, Augusto (2009). Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamon. BOAL, Augusto (2004). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BOAL, Augusto (2002). O arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BOAL, Augusto (1977). Técnicas Latino Americanas de Teatro Popular. Coimbra: Teatro Centelha. BROOK, Peter (1993). O espaço vazio. Edições Asa, Porto. CAÑAS, José (1999). Didáctica de la expresión dramática, una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro. CARIDE, José António e VIEITES, Manuel (2006). De la educación social a la animación teatral. Gijón: Ediciones Trea. COURTNEY, Richard (1974). Jogo, Teatro e Pensamento. São Paulo: Perspectiva Editora. CORNEJO e Levy BRIK (2003). La representación de las emociones en la dramaterapia. Buenos Aires: Editorial Medica Panamericana. COSTA, I. A. GUIMARÃES, Alice (1986). Eu era a mãe – Perspectivas psicopedagógicas de expressão dramática. Lisboa: Ed.M.E. COSTA, Isabel. Alves. (2003). O desejo do teatro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). “Clubes ALPE: O teatro ao serviço da educação de adultos”. Revista Formar, 63, Lisboa: IEFP. CRUZ, H. (2008). El teatro y la educación parental. Revista Teatro, Expressión, Educación, 53, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e PINHO, I. (2008). Pais, uma experiência (3ª Ed.) Porto: LivPsic Editora. CRUZ, H. (2009). Texturas - la fuerza de una comunidad en el escenario. Revista Teatro, Expresión, Educación, 61, Ciudad Real: Ñaque Editorial. FERRA, António (1992). Anima – Pedagogia e Animação Comunitária. Lisboa: Associação Comunitária de Saúde