• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS3105

Avaliação de Residencias, Programas e Serviços II


Código: GS3105    Sigla: ARPS2

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 21 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaU

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
José Alberto Mendes Falcão dos Reis   2,00

Língua de Ensino

Português

Programa

1. Avaliação do clima social 1.1. Dimensões: 1.1.1. tipo de relacionamento: tendente para a coesão e/ou para o conflito; 1.1.2. desenvolvimento pessoal: em termos de autonomia e oportunidades expressivas; 1.1.3. reprodução do sistema: entre estabilidade e mudança do modelo organizativo, da participação dos utentes e do conforto físico. 1.2. Técnicas de recolha de informação (escala, entrevista) 2. Levantamento das necessidades 2.1. Dimensões: 2.1.1. relações entre residentes; 2.1.2. relações entre o pessoal e os residentes; 2.1.3. características físicas e arquitectónicas da instituição; 2.1.4. organização do lar; 2.1.5. serviços médicos; 2.1.6. actividades de lazer, culturais e sociais; 2.1.7. horários de todos os serviços; 2.1.8. qualidade dos serviços de refeições, estando em causa a qualidade dos alimentos e da preparação dos pratos, os aspectos relacionados com o modo de servir ou ainda os aspectos que remetem para a organização da sala de jantar; 2.1.9. limpeza das instalações; 2.1.10. normas relativas às visitas; 2.1.11. actividades programadas pela instituição (terapia ocupacional, reabilitação, ginástica, actividades sócio-culturais); 2.1.12. outros serviços não mencionados. 2.2. Técnicas de recolha de informação (escala e entrevista com perguntas abertas)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia Arrazola, L., «El processo de adaptación en centros residenciales para personas mayores» in: Revista Española de Geriatria y Gerontologia,nº 34, 1999. Ballesteros, R. Fernandez, Gerontologia Social, Madrid, Ediciones Pirámide, 2000. Ballesteros, R. Fernandez et alii, (dir.), Sistema de Evaluacion de Residenciais de Ancianos, SERA, Madrid, Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 1997. Guia Interpretativo para Aplicação da Norma ISSO DIS 9001:2000 a Lares de Idosos, Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Ministério da Economia – Instituto Português da Qualidade, Lisboa, 2000. Moos, R.H., Lemke, S., Multiphasic Environmental Assessment Procedure, Palo Alto, Standford University Medical Center, 1979.