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Animação Sócio-Cultural I: Perspectivas Teóricas


Código: GS1104    Sigla: ASC1

Ocorrência: 2012/13 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 13 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaV

Teóricas: 13,00
Laboratoriais: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Transmitir conhecimentos sobre o conceito de animação sociocultural, nos seus objectivos, áreas de aplicação e meios, assim bem como os pressupostos e as características específicas da animação sociocultural para idosos. 2. Promover nos estudantes a capacidade de identificarem projectos de animação sociocultural nas instituições de estágio, relacionando-os com os conhecimentos teóricos.

Programa

I. GÉNESE E EVOLUÇÃO DA ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL 1.1. Antecedentes da Animação sociocultural. 1.2. Factores que influenciaram o seu aparecimento. 1.3. Principais fases de desenvolvimento.. 2. Aspectos socioculturais da política da União Europeia. 2.1. Situação actual. 2.2. Iniciativas de acção comunitária. 3. A praxis: perspectiva internacional e nacional. 3.1. A Animação Sociocultural em diferentes países. 3.2. Prácticas de Animação Sociocultural em Portugal. 3.3. Tendências actuais. II. APROXIMAÇÃO CONCEPTUAL 1. A Animação em geral. 2. Conceito de Animação Sociocultural. 3. A Animação Sociocultural e conceitos análogos. 4. Componentes da Animação Sociocultural. 4.1. Dimensões da Animação Sociocultural 4.2. Postulados da Animação Sociocultural. 4.3. Atitudes exigidas para a Animação Sociocultural. 5. A Animação Sociocultural e a cultura. 5. 1. A cultura como factor de ocupação social. 5.2. Que modelo de cultura interessa? 5.3. A cultura da Animação Sociocultural é a cultura popular. 5.4. A Animação Sociocultural perante a cultura. III. A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL EM PESSOAS ADULTAS E EM PESSOAS IDOSAS 1.Educaçãode adultos, preparação para a reforma e participação social na nova sociedade de ócio. 1.1. A reforma, uma conquista social. 1.2. A reforma deve ser um tempo para viver. Participar é viver. 2. A Animação Sociocultural: um instrumento para a convivência, a participação e o desenvolvimento das pessoas idosas. 2.1. Características da Animação Sociocultural com pessoas idosas. 2.2. Finalidade e objectivos. 2.3. Perigos após a reforma. 2.4. Espaços para pessoas idosas. 3. Gerontologia Educativa.

Bibliografia Principal

Capdevila, M.L. (coord);Programas de Animación Sociocultural, Site web: http://eduso.files.wordpress.com/2008/06/animacion-sociocultural.pdf
Lopes, M.S.;A animação sociocultural em Portugal, Site web: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac105.pdf
WLRA;Carta internacional de educação para o lazer, http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=195
Simão, J.F.L. (2007);Educación na Terceira Idade: estúdio do colectivo de persoas maiores no contexto comunitário de Vila Nova de Gaia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências de la Educación, Universidade de Santiago de Compostela. Cap. IV, Gerontologia Educat (http://books.google.pt/books?id=TOmwDwqfuUgC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false)
López, M.M.l., Haro, A.E. (2009).;Alternativas socioeducativas para las personas mayores., Madrid: Dikinson.
Trilla, J. (Coord) (2004).;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget.
WLRA;CARTA INTERNACIONAL DE WLRA PARA LA EDUCACIÓN DEL TIEMPO LIBRE, http://www.sportsalut.com.ar/articulos/recreacion/carta%20internacional%20de%20wlra.pdf

Bibliografia Complementar

Ander-Egg, E. (1996).;La animacíon e los animadores., Madrid: Ed. Narcea.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões.


Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação distribuída: dois testes e um trabalho de grupo. Ponderação: 1º teste – 35%; 2º teste – 35%; trabalho de grupo - 30%. 2. Exame Final. Ponderação: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horário de atendimento (Gabinete 4): 2ª feira - das 10h às 13h 4ª feira - das 14h às 17h