• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1204

Animação Sócio-Cultural II: Recurso para o Desenvolvimento...


Código: GS1204    Sigla: ASC2

Ocorrência: 2012/13 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 13 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaV

Teóricas: 13,00
Laboratoriais: 26,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Manuela Pires de Carvalho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos: 1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para idosos, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos que existem de ASC para idosos, como processos de desenvolvimento social e comunitário.

Programa

1. Desenvolvimento social e comunitário: enquadramento teórico. Aproximação conceptual: diferença entre desenvolvimento e crescimento, desenvolvimento humano; desenvolvimento comunitário; comunidade, diferença entre comunidade e sociedade. 2. A educação e o desenvolvimento comunitário: a promoção da participação e do empowerment; identidade cultural e sentimento de comuniddade; a intra e a interculturalidade. 3. As pessoas idosas como recurso para o desenvolvimento social e comunitário. 4. A construção de projectos de intervenção em desenvolvimento social e comunitário. Etapas de construção de um projecto de intervenção: a) Estudo e Diagnóstico; b) Planeamento; c) Execução do Plano; d) Avaliação.

Bibliografia Principal

Berne, A.L., Aran, A., Martínez, X.U. (2009);La Acción Comunitaria, barcelona: Graó
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003
Petit, M.;Os reformados como novo recurso para a solidariedade e a coesão social, Comunicação apresentada no Seminário organizado pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, 23 de Maio de 2009
Trilla, J. (coord.) ;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget., 2004
Guillemard, A-M;"De la retriate mort sociale à la retraite solidaire. La retraite une morte social(1972) revisitée trente ans après", Gérontologie et societé, 2002/3, nº 102, pp. 53-66.
Delfino, F., Román, F. ;Proyecto de intervrención e comunicación institucional en el Hogar de Ancianos San Vicente de Paul. Elaboración de un sitio Web sobre adultos mayores. , http://www.soc.unicen.edu.ar/newsletter/nro14/fede/proyecto_hogar.pdf
Carmo, H. (1999);Desenvolvimento Comunitário, Lisboa:Universidade Aberta

Observações Bibliográficas

No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.

Métodos de Ensino

1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: dois testes, um em meados do semestre e outro no final do semestre, cada um com a ponderação de 50%. Avaliação final: um exame no final do semestre com a ponderação de 100%.