Código: | GS1207 | Sigla: | E2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 12 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 8 ECTS |
Seminário: | 48,00 |
Docência - Horas
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Português
Promover uma melhor compreensão dos fenómenos implicados no processo de envelhecimento e de institucionalização. Promover a capacidade de integração nas instituições(lar de idosos/centro de dia) e nas equipas de trabalho, respeitando os modos de fazer e de ser. Desenvolver competências de observação e escuta empática. Desencadear acções que promovam um envelhecimento activo. Promover o reconhecimento das potencialidades e das limitações das respostas institucionais.
1. Envelhecimento enquanto objecto de estudo da gerontologia social 2. Competências do gerontólogo social 3. Envelhecimento activo 4. Desafios identitários em contexto de institucionalização 5. Redes de suporte social
Fonseca, A.M.;;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climmepsi Editores, 2005 |
Fontaine, R.;;Psicologia do Envelhecimento, Climepsi Editores, 2000 |
Paúl C;Envelhecimento activo e redes de suporte social, s.d. |
Ribeiro O e col.;Versão Portuguesa da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6), Revista Temática Kairós Gerontologia 15(1), 217-234., 2012 |
Mallon I, In François de Singly;Proteccção de si no lar de idosos, Dom Quixote, 2000 (pp.241-262) |
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos, Coisas de Ler, 2012 |
Rodrigues RAP & Diogo MJD;Como cuidar dos Idosos, Papirus, 2000 (pp.17-23; pp.113-119) |
Berryman JC;A Psicologia do Desenvolvimento Humano, Instituto Piaget, 2001 (pp.227-305) |
Fonseca AM;Promoção do Desenvolvimento psicológico no envelhecimento, Contextos Clínicos, 3(2), 124-131., 2010 |
Aulas em que se estimula a participação activa e crítica, estabelecendo-se a ponte entre os conteúdos teóricos abordados e as experiências práticas nos contextos de estágio. Análise e discussão de artigos científicos relevantes.
No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar até 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP.
Serão critérios de avaliação do Estágio: Capacidade de relacionamento e de integração e desempenho na instituição de estágio (feedback do orientador local); Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (preenchimento da caderneta de estágio); Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; Relatório de estágio. Escala de 0 a 20 valores. Ponderações: - 50% trabalho de terreno - 50% relatório de estágio
Horário de Atendimento: Terças-feiras: 14:15 às 15:45 Sextas-feiras: 15:30 às 18:30 Gabinete 2