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Estágio II


Código: GS1207    Sigla: E2

Ocorrência: 2012/13 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaV

Seminário: 48,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Berta Maria Marinho Rodrigues Maia   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Promover uma melhor compreensão dos fenómenos implicados no processo de envelhecimento e de institucionalização. Promover a capacidade de integração nas instituições(lar de idosos/centro de dia) e nas equipas de trabalho, respeitando os modos de fazer e de ser. Desenvolver competências de observação e escuta empática. Desencadear acções que promovam um envelhecimento activo. Promover o reconhecimento das potencialidades e das limitações das respostas institucionais.

Programa

1. Envelhecimento enquanto objecto de estudo da gerontologia social 2. Competências do gerontólogo social 3. Envelhecimento activo 4. Desafios identitários em contexto de institucionalização 5. Redes de suporte social

Bibliografia Principal

Fonseca, A.M.;;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climmepsi Editores, 2005
Fontaine, R.;;Psicologia do Envelhecimento, Climepsi Editores, 2000
Paúl C;Envelhecimento activo e redes de suporte social, s.d.
Ribeiro O e col.;Versão Portuguesa da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6), Revista Temática Kairós Gerontologia 15(1), 217-234., 2012
Mallon I, In François de Singly;Proteccção de si no lar de idosos, Dom Quixote, 2000 (pp.241-262)
Guedes J ;Viver num Lar de Idosos, Coisas de Ler, 2012
Rodrigues RAP & Diogo MJD;Como cuidar dos Idosos, Papirus, 2000 (pp.17-23; pp.113-119)
Berryman JC;A Psicologia do Desenvolvimento Humano, Instituto Piaget, 2001 (pp.227-305)
Fonseca AM;Promoção do Desenvolvimento psicológico no envelhecimento, Contextos Clínicos, 3(2), 124-131., 2010

Métodos de Ensino

Aulas em que se estimula a participação activa e crítica, estabelecendo-se a ponte entre os conteúdos teóricos abordados e as experiências práticas nos contextos de estágio. Análise e discussão de artigos científicos relevantes.


Avaliação Contínua

No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar até 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP.

Avaliação Final

Serão critérios de avaliação do Estágio: Capacidade de relacionamento e de integração e desempenho na instituição de estágio (feedback do orientador local); Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP (preenchimento da caderneta de estágio); Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; Relatório de estágio. Escala de 0 a 20 valores. Ponderações: - 50% trabalho de terreno - 50% relatório de estágio

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horário de Atendimento: Terças-feiras: 14:15 às 15:45 Sextas-feiras: 15:30 às 18:30 Gabinete 2