Código: | GS2102 | Sigla: | PE3 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 12 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 22,50 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
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Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica. - Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde. - Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (env. bem-sucedido, env. produtivo e env. activo). - Identificar as especificidades psicossociais do grupo dos muito idosos e centenários.
1. Transições e adaptação à velhice 1.1. Stress e coping na velhice 1.2. Resiliência e factores associados 1.3. Modelo SOC – Selecção, Optimização e Compensação 1.4. Envelhecimento bem-sucedido 2. Envelhecimento Activo 2.1. Determinantes e aspectos transversais (OMS) 2.2. Qualidade de Vida 3. Envelhecimento Produtivo 5. Os muito idosos e centenários 6. Fim de vida: sobre a morte e o morrer
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004 |
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009 |
European Union;"Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012 (http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_OFFPUB/KS-EP-11-001/EN/KS-EP-11-001-EN.PDF) |
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
CEDEFOP;Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010 (http://www.cedefop.europa.eu/EN/Files/3053_en.pdf) |
Deep, CA. & Jeste, DV.;"Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc, 2010 (http://books.google.pt/books?id=2Bm1Eqzzf_QC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false) |
AGE Platform Europe, EU CR and EC;"How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011 (https://infoeuropa.eurocid.pt/opac/?func=service&doc_library=CIE01&doc_number=000047244&line_number=0001&func_code=WEB-FULL&service_type=MEDIA) |
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006 |
Às obras indicadas na bibliografia acrescem textos (artigos científicos, relatórios técnicos e capítulos de livros) a ser disponibilizados pelo docente; as obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se também a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).
Aulas expositivas; reflexão em pequeno grupo a partir da leitura de artigos, livros e de situações suscitadas pela prática.
Exame final (75%) + relatório individual (25%). O exame final inclui perguntas de resposta breve, de escolha múltipla e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria; o relatório incide sobre uma entrevista realizada a um idoso em contexto de trabalho de campo.