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Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2012/13 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 12 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TurmaY

Teóricas: 22,50
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica. - Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde. - Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (env. bem-sucedido, env. produtivo e env. activo). - Identificar as especificidades psicossociais do grupo dos muito idosos e centenários.

Programa

1. Transições e adaptação à velhice 1.1. Stress e coping na velhice 1.2. Resiliência e factores associados 1.3. Modelo SOC – Selecção, Optimização e Compensação 1.4. Envelhecimento bem-sucedido 2. Envelhecimento Activo 2.1. Determinantes e aspectos transversais (OMS) 2.2. Qualidade de Vida 3. Envelhecimento Produtivo 5. Os muito idosos e centenários 6. Fim de vida: sobre a morte e o morrer

Bibliografia Principal

Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009
European Union;"Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012 (http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_OFFPUB/KS-EP-11-001/EN/KS-EP-11-001-EN.PDF)
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
CEDEFOP;Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010 (http://www.cedefop.europa.eu/EN/Files/3053_en.pdf)
Deep, CA. & Jeste, DV.;"Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc, 2010 (http://books.google.pt/books?id=2Bm1Eqzzf_QC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false)
AGE Platform Europe, EU CR and EC;"How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011 (https://infoeuropa.eurocid.pt/opac/?func=service&doc_library=CIE01&doc_number=000047244&line_number=0001&func_code=WEB-FULL&service_type=MEDIA)
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006

Observações Bibliográficas

Às obras indicadas na bibliografia acrescem textos (artigos científicos, relatórios técnicos e capítulos de livros) a ser disponibilizados pelo docente; as obras indicadas são fundamentais para as temáticas em análise, mas deve considerar-se também a bibliografia já indicada nos semestres anteriores (em Psicologia do Envelhecimento 1 e 2).

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; reflexão em pequeno grupo a partir da leitura de artigos, livros e de situações suscitadas pela prática.


Avaliação Final

Exame final (75%) + relatório individual (25%). O exame final inclui perguntas de resposta breve, de escolha múltipla e de desenvolvimento. Incide sobre toda a matéria; o relatório incide sobre uma entrevista realizada a um idoso em contexto de trabalho de campo.