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Animação Sócio-Cultural V: Património Cultural...


Código: GS3104    Sigla: ASCV

Ocorrência: 2012/13 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 18 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaZ

Teóricas: 15,00
Laboratoriais: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Rafaela Neiva Ganga   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Gabriela Martins de Nóbrega Moita   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

• Desenvolver competências de leitura e análise, de modo fundamentado, contactando com obras de diferentes estéticas. • Reflectir sobre a palavra enquanto instrumento privilegiado de pensamento e comunicação. Equacionar modos de (re)ligar o idoso à linguagem verbal – ouvida, lida, dita ou escrita - pela descoberta e fruição de ‘vozes’ com as quais possa (re)pensar a sua própria memória e identidade. • Produzir formas mais conscientes de utilização da palavra falada, enquanto meio de comunicação e aproximação. Requalificar a leitura em voz alta, atentando às particularidades de cada um e procedendo no sentido da sua evolução. • Identificar e enfrentar situações em que a voz e a palavra sejam determinantes para o idoso, na expressão do pensamento e da afectividade. • Estimular a utilização de formas mais orgânicas e adequadas ao processo comunicativo. • Fomentar a experimentação e vivência de técnicas teatrais facilitando e favorecendo o trabalho dos profissionais da intervenção socioeducativa. • Explorar exercícios práticos de comunicação.

Programa

1.Da experiência estética à recepção da obra literária. 2.A comunicação como instrumento fundamental nas relações interpessoais: definições e componentes. a.Tipos de comunicação e contextos - a fala enquanto instrumento de comunicação. b.Os obstáculos à comunicação – como ultrapassá-los? c. Técnicas corporais e vocais. d. Técnicas de Relaxamento. 3.A literatura e a leitura. a. O Conto e o contar. b. A Poesia e o declamar. 4.Narrativas. a.Da vivência literária às narrativas de vida. A História de Vida como metodologia de investigação e intervenção. b.A memória e a identidade, exploradas através das histórias de vida criando narrativas entre o real e o poético, no cruzamento de linguagens e ou abordagens.

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica, activa e passiva, relativa a cada autor será entregue presencialmente, aquando do trabalho sobre a sua obra.


Avaliação Contínua

1. Avaliação Distribuída a. Componente teórica e metodológica: 70% • De acordo com o ponto 8 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos, a assiduidade e participação activa são consideradas (10%). • Recensão Literária – 30% (entregar a 14 de Novembro de 2012, após apresentação oral. Trabalho de GRUPO com o máx. 2000 palavras) • História de Vida – 30% (Trabalho de GRUPO , a entregar na data do exame, máx. 2000 palavras) b. Componente prática: 30% • prática em contexto de aula – 15% • Trabalho INDIVIDUAL– 15% (12 de Dezembro de 2012) (A nota final é uma média ponderada de todos os elementos, arredondada apenas no final.)

Avaliação Final

2. Exame

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia Recomendada: • Componente teórica: BOURDIEU, Pierre (1997). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Editora Vozes. GARY, Kenyon; BOHLMEIJER, Ernst & RANDALL, William L. (Ed.) (2011). Storying Later Life: Issues, Investigations, and Interventions in Narrative Gerontology. London: Oxford University Press. HESS, Herman (2003). Elogio da Velhice. Lisboa: Difel. TOLSTOI, Lev (2008). A Morte de Ivan Ilitch. Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições. MÃE, Valter Hugo (2010). A Máquina de Fazer Espanhóis. Lisboa: Alfaguara. PEIXOTO, José Luís (2007). Cal. Lisboa: Quetzal Editora, 1ª edição. POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul (1999). Histórias de Vida - Teoria e prática. Oeiras: Celta. SARAIVA, António José & LOPES, Óscar (2005). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 17ª Edição. • Componente prática: APPLE, Michel e NÓVOA, António (1998). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora. BOAL, Augusto (2009). Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamon. BOAL, Augusto (2004). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BOAL, Augusto (1977). Técnicas Latino Americanas de Teatro Popular. Coimbra: Teatro Centelha. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). “Clubes ALPE: O teatro ao serviço da educação de adultos”. Revista Formar, 63, Lisboa: IEFP (http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Formar/Documents/Formar%202008/Formar_63.pdf) Bibliografia Complementar • Componente teórica: BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alan (1969). L'Amour de l'Art: Les musées et leur public. Paris: Éditions de Minuit. CASCAIS, Fernando (1985). “Sentido e Comunicação: a estética da recepção de Hans Robert Jauss”, Revista de Comunicação e Linguagem, 2, 77-90. ECO, Umberto (1976). Obra Aberta. São Paulo: Editora Prespectiva. FIGUEIREDO, Maria Jorge & BELO, Maria Teresa (1985). Comentar um Texto Literário. Porto: Editorial Presença. FOSTER, Hal (2002). The Anti-Aesthetic - essays on postmodern culture. Londres: New Press. JAUSS, Robert Hans (1986). Experiencia Estética y Hermenéutica Literaria – Ensayos en el campo de la experiencia estética. Madrid: Taurus Ediciones. JAUSS, Robert Hans (1978). Pour une Esthétique de la Réception. Paris: Gallimard. • Componente prática: ACARTE/ Fundação Calouste Gulbenkian (1991). Educação pela arte: pensar o futuro. Lisboa: Acarte. BERCEBAL, Fernando (1998). Drama. Ciudad Real: Ñaque Editora. BIDEGAIN, Marcela, (2007). Teatro Comunitario – Resistencia y transformación social. Buenos Aires: Biblioteca de Historia del Teatro Occidental, Atuel. BOAL, Augusto (2002). O arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BROOK, Peter (1993). O espaço vazio. Edições Asa, Porto. CAÑAS, José (1999). Didáctica de la expresión dramática, una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro. CARIDE, José António e VIEITES, Manuel (2006). De la educación social a la animación teatral. Gijón: Ediciones Trea. COURTNEY, Richard (1974). Jogo, Teatro e Pensamento. São Paulo: Perspectiva Editora. CORNEJO e Levy BRIK (2003). La representación de las emociones en la dramaterapia. Buenos Aires: Editorial Medica Panamericana. COSTA, I. A. GUIMARÃES, Alice (1986). Eu era a mãe – Perspectivas psicopedagógicas de expressão dramática. Lisboa: Ed.M.E. COSTA, Isabel. Alves. (2003). O desejo do teatro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. CRUZ, H. (2008). El teatro y la educación parental. Revista Teatro, Expressión, Educación, 53, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e PINHO, I. (2008). Pais, uma experiência (3ª Ed.) Porto: LivPsic Editora.