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Animação Sócio-Cultural VI: Projecto Integrado...


Código: GS3202    Sigla: ASC6

Ocorrência: 2012/13 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 18 Despacho 6311/08 de 05 de Março 7 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaZ

Teóricas: 30,00
Laboratoriais: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marielle Christine Gros   1,00
Rafaela Neiva Ganga   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Rafaela Neiva Ganga   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Entender que a animação e a mediação sociocultural fornecem uma pluralidade de instrumentos e métodos com potencial para gerar e alimentar, na velhice, o desejo de continuar a aprender, de manter uma relação de familiaridade com o «mundo dos vivos» e de se envolver em projectos socialmente úteis. 2. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que apoiar-se num diagnóstico, teoricamente sustentado, da condição social, cultural e psíquica dos indivíduos que pretende envolver. 3. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que ser dirigido os vários tipos de vulnerabilidade (económica, relacional, cultural e simbólica) que afectam o processo de envelhecimento, romper com as soluções estereotipadas em uso nas instituições, ser ambicioso e desafiador.

Programa

Organizar um programa integral de animação sociocultural tendo em conta os objectivos da animação e as várias dimensões (económica, simbólica, social e política) de exclusão social no envelhecimento; 1. Metodologias da Animação e da mediação sócio-cultural: 1.1. Metodologias de projecto. 1.1.1.Diagnóstico, intervenção e avaliação 1.2. Métodos etnográficos; 1.3. Metodologias de Animação e de mediação sócio-cultural; 2. A animação e a mediação face ao envelhecimento.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico (T): Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos Ensino Prático (P): Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração do projecto, mobilizando o mais possível as observações realizadas em contextos reais, designadamente os em que se desenvolveram os estágios e incentivando a investigação dos saberes e materiais didácticos e outros indispensáveis para a sua elaboração e implementação. Recurso à prática simulada e à utilização de meios audiovisuais.


Avaliação Contínua

Para que os(as) discentes possa manter na avaliação distribuida deverão assistir a 75% do número total de aulas (Ponto 4 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos). A avaliação do desempenho dos estudantes irá reflectir-se numa classificação quantitativa (entre 0 e 20 valores). A atribuição desta classificação será baseada na qualidade do trabalho realizado e no cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.

Avaliação Final

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação. 1. Avaliação distribuida * A assiduidade e a participação activa nas aulas serão consideradas na ponderação final da nota final (10%). * Entrega de um relatório final de um projecto de Animação Sociocultural (90%). 2. Exame Final * Realização de um exame escrito final (ponderação de 100% da nota final).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

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