• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1102

Psicologia do Envelhecimento I


Código: GS1102    Sigla: PE1

Ocorrência: 2013/14 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaV

Teóricas: 30,00
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Óscar Manuel Soares Ribeiro   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica. - Situar a psicologia do envelhecimento enquanto área científica e identificar os seus contributos para a compreensão do desenvolvimento humano nas últimas etapas do ciclo de vida. - Identificar, descrever e distinguir as principais abordagens e modelos teóricos da geropsicologia. - Descrever as principais mudanças ocorridas no envelhecimento ao nível cognitivo e personológico. - Reconhecer e diferenciar os métodos de investigação usados no estudo das mudanças psicológicas relacionadas com a idade.

Programa

1. Introdução à Psicologia do Envelhecimento. 1.1. Âmbito e áreas de estudo 1.2. Conceitos centrais do desenvolvimento humano 1.3. Estudos longitudinais, transversais e sequenciais 2. Envelhecimento e desenvolvimento psicossocial 2.1. Teorias do desligamento (desvinculação), da actividade e da continuidade. 2.2. Personalidade 3. Os efeitos da idade na cognição 3.1. Memória, inteligência e outros processos cognitivos

Bibliografia Principal

Stuart-Hamilton, I.;A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução, Porto Alegre: Artmed, 2002
Barros de Oliveira, J.H.;Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, Porto: LivPsic, 2005
Tortosa, J.M.;Psicología del Elvejecimiento, Madrid: Pirámide, 2002
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel
Vandenplas-Holper; "Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice", Porto: Edições ASA, 2000
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Rossell, NY., Herrera, RR. & Rico, MA.; "Introducción a la Psicogerontologia", Madrid: Pirámide, 2004
Fernández-Ballesteros, R. ; "Gerontologia Social", , Madrid: Pirámide, 2000
Bengston, V. & Schaie, K.; "Handbook of Theories of Aging", USA: Springer Publishing Company, 1999
Fernández-Ballesteros, R. ; "GeroPsychology: european perspectives for an aging world", Germany: Hogrefe & Huber Publishers, 2007
Erikson, EH.; "El ciclo vital completado", Barcelona: Paidós, 2000
Birren, JE. & Schaie, KW.; "Handbook of the psychology of aging, 6th edition", USA: Elsevier, 2006

Observações Bibliográficas

Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com análise guiada e comentada de textos/artigos cientificos; exploração pedagógica de material audiovisual.


Avaliação Contínua

Avaliação Final.

Avaliação Final

Classificação obtida em duas provas escritas (50% + 50%). Não há nota mínima para cada uma das provas. Os alunos que queiram optar por realizar exame final deverão avisar o docente até uma semana depois de fixação das notas da 1ª prova.

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.