Código: | GS1102 | Sigla: | PE1 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 5 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
|
Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento humano desde uma perspectiva psicológica. - Situar a psicologia do envelhecimento enquanto área científica e identificar os seus contributos para a compreensão do desenvolvimento humano nas últimas etapas do ciclo de vida. - Identificar, descrever e distinguir as principais abordagens e modelos teóricos da geropsicologia. - Descrever as principais mudanças ocorridas no envelhecimento ao nível cognitivo e personológico. - Reconhecer e diferenciar os métodos de investigação usados no estudo das mudanças psicológicas relacionadas com a idade.
1. Introdução à Psicologia do Envelhecimento. 1.1. Âmbito e áreas de estudo 1.2. Conceitos centrais do desenvolvimento humano 1.3. Estudos longitudinais, transversais e sequenciais 2. Envelhecimento e desenvolvimento psicossocial 2.1. Teorias do desligamento (desvinculação), da actividade e da continuidade. 2.2. Personalidade 3. Os efeitos da idade na cognição 3.1. Memória, inteligência e outros processos cognitivos
Stuart-Hamilton, I.;A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução, Porto Alegre: Artmed, 2002 |
Barros de Oliveira, J.H.;Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, Porto: LivPsic, 2005 |
Tortosa, J.M.;Psicología del Elvejecimiento, Madrid: Pirámide, 2002 |
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel |
Vandenplas-Holper; "Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice", Porto: Edições ASA, 2000 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
Rossell, NY., Herrera, RR. & Rico, MA.; "Introducción a la Psicogerontologia", Madrid: Pirámide, 2004 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "Gerontologia Social", , Madrid: Pirámide, 2000 |
Bengston, V. & Schaie, K.; "Handbook of Theories of Aging", USA: Springer Publishing Company, 1999 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "GeroPsychology: european perspectives for an aging world", Germany: Hogrefe & Huber Publishers, 2007 |
Erikson, EH.; "El ciclo vital completado", Barcelona: Paidós, 2000 |
Birren, JE. & Schaie, KW.; "Handbook of the psychology of aging, 6th edition", USA: Elsevier, 2006 |
Acrescem à bibliografia referenciada textos (artigos científicos e capítulos de obras) disponibilizados pelo docente; todos os títulos estão disponíveis na biblioteca.
Aulas expositivas com análise guiada e comentada de textos/artigos cientificos; exploração pedagógica de material audiovisual.
Avaliação Final.
Classificação obtida em duas provas escritas (50% + 50%). Não há nota mínima para cada uma das provas. Os alunos que queiram optar por realizar exame final deverão avisar o docente até uma semana depois de fixação das notas da 1ª prova.
Não aplicável.